TEMPLO

TEMPLO
LOCALIZADA no Corredor da Barrinha de Mutamba, nº 300 - E-MAIL - ibrfeicapui@gmail.com

terça-feira, 27 de dezembro de 2011

CULTO PARTICIPATIVO 25 DE DEZEMBRO DE 2011 - ROTEIRO


Igreja Batista Regular da Fé de Icapuí – Ceará.
Roteiro do Culto em 25 de dezembro de 2011.

LITURGIA – IRMÃ SOCORRINHA

1. Saúdo a Igreja com a Graça e a paz de Deus, nosso Pai Celestial, e do nosso Senhor Jesus Cristo – nosso Salvador. Amém!
Estamos hoje mais uma vez agradecidos a Deus por estarmos reunidos em celebração a Ele neste domingo. Com muita alegria sintamos a presença de Deus. Vamos adorar nosso Deus – o nosso Pai Celestial, Criador do Céu e da Terra, O Deus que cura, liberta e salva; Peçamos a Deus que o Espírito Santo esteja no meio de nós para vivermos nesta noite momentos de crescimento espiritual a partir dos louvores, da adoração, da oração e da meditação na Santa Palavra de Deus. Que a Sua obra seja feita aqui de acordo com a Sua vontade. Tudo para a Honra e para a Glória de Deus e em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo, Amém!

2. Convidamos a Igreja para, em pé, fazermos uma oração de agradecimento a Deus por estarmos presentes a esta celebração e pedindo Sua bênção e direção na condução deste culto. Pedimos que inicialmente todos orem em silêncio. Depois de alguns minutos quebrarei o silêncio em oração audível.

3. Convidamos a Igreja para dois Hinos de louvor a Deus: durante o primeiro – “Bom Estarmos Aqui” podemos aproveitar para saudarmos uns aos outros. Em seguida, já sentados vamos cantar “Ao Único”.

4. Vamos ficar em pé para fazermos uma leitura da Palavra do Senhor – Lucas 2. 8 – 20:
8)Havia pastores que estavam nos campos próximos e durante a noite tomavam conta dos seus rebanhos.
9)E aconteceu que um anjo do Senhor apareceu-lhes e a glória do Senhor resplandeceu ao redor deles; e ficaram aterrorizados.
10)Mas o anjo lhes disse: Não tenham medo. Estou lhes trazendo boas novas de grande alegria, que são para todo o povo:
11)Hoje, na cidade de Davi, lhes nasceu o Salvador, que é Cristo, o Senhor.
12)Isto lhes servirá de sinal: encontrarão o bebê envolto em panos e deitado numa manjedoura.
13)De repente, uma grande multidão do exército celestial apareceu com o anjo, louvando a Deus e dizendo:
14)“Glória a Deus nas alturas, e paz na terra aos homens aos quais ele concede o seu favor”.  
15)Quando os anjos os deixaram e foram para os céus, os pastores disseram uns aos outros: “Vamos a Belém, e vejamos isso que aconteceu, e que o Senhor nos deu a conhecer”.  
16)Então correram para lá e encontraram Maria e José, e o bebê deitado na manjedoura.
17)Depois de o verem, contaram a todos o que lhes fora dito a respeito daquele menino,
18)e todos os que ouviram o que os pastores diziam ficaram admirados.
19)Maria, porém, guardava todas essas coisas e sobre elas refletia em seu coração.
20)Os pastores voltaram glorificando e louvando a Deus por tudo o que tinham visto e ouvido, como lhes fora dito.



Que Deus nos abençoe e nos dê o exato entendimento em nossas mentes e nossos corações desta porção de sua palavra lida.

5. O maior acontecimento da história da humanidade acabara de acontecer. Por muito tempo os judeus esperavam por isso, mas quando aconteceu foi anunciado a humildes pastores. Ele veio para todos que tiverem um coração humilde o bastante para aceitá-lo. Não importa quem você seja ou o que faça você pode ter Jesus em sua vida, Ele o aceita como você é. Glorifique e Louve a Deus como fizeram aqueles humildes pastores.

Vamos agora louvar a Deus com um Hino de Oferta – “Esta Paz”. Os irmãos que desejarem depositar seus dízimos e ofertas no gasofilácio estejam à vontade.

6. Mais uma vez fiquemos em pé, em reverência à palavra de Deus, para mais uma leitura das Escrituras Sagradas: João 1. 29 – 34:
29)No dia seguinte João viu Jesus aproximando-se e disse: Vejam! É o Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo!
30)Este é aquele a quem eu me referi, quando disse: Vem depois de mim um homem que é superior a mim, porque já existia antes de mim.
31)Eu mesmo não o conhecia, mas por isso é que vim batizando com água: para que ele viesse a ser revelado a Israel.
32)Então João deu o seguinte testemunho: Eu vi o Espírito descer dos céus como pomba e permanecer sobre ele.
33)Eu não o teria reconhecido, se aquele que me enviou para batizar com água não me tivesse dito: “Aquele sobre quem você vir o Espírito descer e permanecer, esse é o que batiza com o Espírito Santo”.  
34)Eu vi e testifico que este é o Filho de Deus.

Encontramos no Antigo Testamento várias passagens em que cordeiros eram sacrificados para o perdão dos pecados do povo. Isaias profetizou que o Messias seria morto como um cordeiro. Deus escolheu dar a si mesmo em sacrifício para o perdão dos pecados do mundo, ou seja, de todos nós. Podemos alcançar o perdão confessando nossos pecados a Jesus Cristo.

7. Convidamos a Igreja para mais dois hinos: “Bendito o Cordeiro” (123) e “O Grande Amigo” (155). Em seguida estará facultado o espaço para as oportunidades.
8. Abrimos neste momento espaço para oportunidades. Os Irmãos que desejarem ler algum versículo, fazer alguma meditação ou louvar a Deus, o espaço está facultado.

9. Agradecemos a Deus por mais esta oportunidade de servi-lo. Agradecemos toda a Igreja pela atenção. Passo a oportunidade para o irmão Guto ministrar a Palavra do Senhor.




CULTO PARTICIPATIVO 25 DE DEZEMBRO

PREGAÇÃO IRMÃO GUTO
“O NASCIMENTO DE JESUS NO CORAÇÃO DO HOMEM”

LEITURA DA PALAVRA: Evangelho de João 1. 9 – 12 “Estava chegando ao mundo a verdadeira luz, que ilumina todos os homens. Aquele que é a palavra estava no mundo, e o mundo foi feito por intermédio dele, mas o mundo não o reconheceu. Veio para o que era seu, mas o seus não o receberam. Contudo aos que o receberam, aos que creram em seu nome, deu-lhes o direito de se tornarem filhos de Deus.
TEMA: Hoje vamos procurar refletir sobre o tema:
JESUS CRISTO NASCEU EM NOSSOS CORAÇÕES? NASCEMOS DE NOVO, PARA CRISTO? NASCEMOS COMO FILHOS DE DEUS?
INTRODUÇÃO – Faremos inicialmente alguns comentários apenas a título de introdução. O que importa mesmo é que Jesus efetivamente nasceu! Totalmente homem e totalmente Deus. Deus se fez homem no mundo cumprindo um propósito definido desde a origem da criação.
Seria precisamente o dia 25 de dezembro a data de nascimento de Jesus? Há controvérsias. Estudos revelam que o nascimento de Jesus provavelmente tenha ocorrido em setembro, por algumas razões:
1º Porque no hemisfério norte ocorre, nesta época, intenso frio, chuva e até neve. Por isso é um período pouco propício para a realização do censo que motivou a ida de José e Maria para Belém, distante mais de cem quilômetros de Nazaré, onde segundo as profecias nasceria o Messias;
2º Porque na noite do nascimento de Jesus, narra Lucas (Lucas 2.8-11), que um anjo do Senhor anunciou o nascimento do Salvador a pastores que no campo, ou seja, ao ar livre, cuidavam do rebanho. Pelo clima da região em dezembro essa atividade seria impossível, principalmente à noite. No máximo em outubro os rebanhos eram retirados do campo e protegidos do inverno que se aproximava;
3º Porque se deduz que Zacarias, esposo de Isabel – pai de João Batista ministrava no templo no mês de junho, por ser da casa de Abias, definida como oitavo turno de sacerdotes a atuarem no Templo (1 Crônicas 24.10), quando foi visitado pelo Anjo Gabriel que lhe anunciou a gravidez de sua esposa – Isabel, (Lucas 1.19). Passados seis meses o próprio Anjo Gabriel é enviado à Maria (Lucas 1.26), portanto em Dezembro. Deduz-se, assim, o nascimento de Jesus em Setembro.
Outro comentário que poderíamos fazer a título de introdução é que a História revela que as comemorações oficiais do nascimento de Jesus em 25 de dezembro começaram apenas a partir do século V, em Roma, impulsionadas pelo imperador romano Constantino que se declarou cristão, influenciando a centenas de milhares de adesões do povo romano ao cristianismo, aproveitando a data de comemorações populares da época ao deus sol.
Creio ser lógico considerar que se fosse a vontade de Deus comemorarmos o nascimento de Jesus, a Bíblia expressaria com clareza a data exata e faria menção a comemorações ocorridas ao longo da história da Igreja primitiva.
Vale ressaltar que pelo contrário, o próprio Jesus nos ensinou a relembrarmos sua morte, e não seu nascimento, por meio da celebração da Santa Ceia do Senhor (Lucas 22.19).

1)   Todos nós um dia certamente já se perguntou: COMO É DEUS? Ou, numa linguagem mais teológica qual é A NATUREZA DE DEUS – Todos já ouviram falar na Trindade Divina: um único Deus existindo em três pessoas divinas – Pai, Filho e Espírito Santo. Cada uma com características próprias, mas iguais no ser, no poder e na glória. Cada uma possuindo todos os atributos divinos, realizando as obras divinas e recebendo honras divinas. Tudo isso claramente expresso em diversas passagens bíblicas que poderíamos resumir, neste momento, em João 10.30 “Eu e o Pai somos um”. A trindade divina é reconhecidamente um grande mistério, muito além da possibilidade de uma explicação completa. Quanto a sua essência Deus é um; quanto a sua personalidade Deus é três. Não devemos dividir a essência nem confundir as três pessoas da Trindade Divina.
Deus é um ser pessoal, não é uma força ou uma energia. É um ser espiritual, não é matéria como nós. Revelou-se ao homem na história como ser invisível que não pode ser representado por esculturas ou pinturas, seria um desrespeito à sua natureza. Ele é muito diferente de esculturas idolatradas que têm boca, mas não falam, têm olhos, mas não vêem, têm ouvidos, mas não ouvem, etc. Deus é imutável – uma substância simples, indivisível, sem mistura; eterno, sempre existiu e sempre existirá, nunca muda; auto-existente existe em si mesmo, não é causado, muito menos criado; é absolutamente perfeito, jamais poderá ser mais sábio, mais justo, ou mais santo, etc. Alguns atributos de Deus pertencem só a Ele – a eternidade, onipotência, onipresença e onisciência. Outros atributos Ele nos transmitiu quando nos criou a sua imagem e semelhança, embora os possuamos em partículas infinitamente menores. Ele sempre existiu, tem todo o poder - nada o limita a não ser o Seu próprio caráter moral, por isso não pode mentir ou negar sua essência; Deus habita nos céus e está presente em tudo e em todos os lugares, com maior ou menor intensidade. Certa vez um filósofo que não acreditava em Deus perguntou a um cristão: onde está Deus? Ao que o cristão respondeu com outra pergunta: onde Ele não está? É curioso que algumas pessoas viajam centenas de quilômetros para pedir milagre a um santo ou uma escultura. Nós, porém, sabemos que o Deus a quem servimos está em todos os lugares, é onipresente. Já a palavra ciência vem do latim e significa conhecimento. Portanto, onisciência significa todo conhecimento. Deus conhece todas as palavras, pensamentos e ações antes que elas aconteçam (Salmos 139). Ele tem conhecimento de tudo que aconteceu, tudo que acontecerá (Atos 15.18), e o que aconteceria em todas as circunstâncias possíveis (Mateus 11.23). Por esses atributos pertencerem somente a Deus é que podemos afirmar que só Ele é capaz de ouvir as orações de milhões de pessoas espalhadas por todo o mundo.
1)   Pelos mesmos motivos podemos crer que o nascimento de Jesus Cristo, o advento no qual Deus se fez homem, segue sua soberana vontade e ocorreu, conforme as escrituras, para colocar em prática Seu plano de restauração da humanidade, anunciado por Ele mesmo desde o início dos tempos. Há cerca de oitocentos anos antes de cristo nascer Isaias profetizou: Isaias 9.6: Porque um menino nos nasceu, um filho nos foi dado, e o governo está sobre os seus ombros. E ele será chamado Maravilhoso Conselheiro, Deus Podero­so, Pai Eterno, Príncipe da Paz.
2)   A profecia se cumpriu há 2011 anos. Jesus nasceu! Obrigado Senhor! Aleluia! Obrigado sobretudo porque enquanto viveu na terra revelou ao mundo sua natureza divina e pregou por três anos o evangelho. Ensinou-nos a boa nova, o plano salvífico do Pai. Cumpriu todas as profecias como o verdadeiro Messias anunciado. Sem nenhum pecado, como um cordeiro sem máculas – o cordeiro que foi morto desde a fundação do mundo (Apocalipse 13.8). Entregou-se ao sacrifício, foi torturado, humilhado, crucificado e morto. “Cristo foi feito pecado em nosso lugar” (2 Co 5.21). “Levou sobre si o pecado de todos nós” (Isaias 53.5 e 6). Venceu a morte, ressuscitou, nos dando a certeza de que também iremos ressuscitar, e nos enviou definitivamente o Espírito Santo para habitar no coração de todo aquele que crer. A obra do Espírito Santo é aplicar a obra do Filho no coração (mente, consciência) do homem. Jesus tornou-se o único mediador entre Deus e os homens. Portanto, pelo Espírito Santo temos livre acesso à presença de Deus.
3)   Disse Jesus: “... aquele que não nascer de novo não pode ver o Reino de Deus” e “aquele que não nascer da água e do espírito não pode entrar no Reino de Deus”. Portanto, para fazer parte do Reino de Deus é necessário uma transformação, uma mudança de direção, de sentido na vida. Arrependimento e renascimento espiritual. Como disse Deus em Ezequiel 36. 25 – 27: “Aspergirei água pura sobre vocês e ficarão puros; eu os purificarei de todas as suas impurezas e de todos os seus ídolos. Darei a vocês um coração novo e porei um espírito novo em vocês; tirarei de vocês o coração de pedra e lhes darei um coração de carne. Porei o meu Espírito em vocês e os levarei a agirem segundo os meus decretos e a obedecerem fielmente às minhas leis”.
Não importa como está sua vida hoje, Deus lhe oferece um novo começo. Você pode ter seus pecados perdoados, receber um novo coração de Deus e ter o Espírito Santo dentro de você. Aceita a promessa de Deus – estabeleça hoje uma aliança com Cristo.
CONCLUSÃO:
A verdade anunciada no evangelho, a “Boa Nova”, a nova aliança prometida por Deus desde a criação foi cumprida quando Jesus Cristo, sendo Deus, encarnou como homem. Embora puro, justo e sem pecado, assim como nós pecadores sentiu fome, frio, sede e dor. Para libertar a humanidade do pecado, cumprindo as escrituras, se entregou para ser sacrificado como o cordeiro de Deus. Foi preso, torturado, humilhado, crucificado, morto. Ressuscitou e vive para sempre.
Todo aquele que nele crê, por sua Graça alcança a salvação de sua alma e viverá eternamente na glória de Deus.
Se você disser com a sua boca: "Jesus é Senhor" e no seu coração crer que Deus ressuscitou Jesus, você será salvo. (Romanos 10. 9)
A salvação ocorre imediatamente, pela Graça de Deus, pois nossos pecados são limpos pelo sangue de Jesus assim que confiamos nEle pela fé. Depois de darmos o primeiro e decisivo passo o Espírito Santo, que passa a viver em nós, nos ensinará a vivermos no exemplo de Jesus.

Você que tem sentido o chamado de Cristo para a salvação não resista mais, pois você é um escolhido de Deus.
Vamos fazer um exercício?
Todos que crêem digam bem alto: Jesus é o Senhor! 
Agora todos que crêem que Jesus ressuscitou repitam comigo BEM ALTO E DO FUNDO DO CORAÇÃO: eu creio/ que Jesus/ ressuscitou/ para nossa salvação!

ALELUIA!

Que assim seja em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo.

AMÉM!