TEMPLO

TEMPLO
LOCALIZADA no Corredor da Barrinha de Mutamba, nº 300 - E-MAIL - ibrfeicapui@gmail.com

segunda-feira, 20 de maio de 2013


 19 DE MAIO DE 2013
TEXTO BÍBLICO: MATEUS 8.14-17
TEMA: LEVA JESUS PARA TUA CASA

I – INTRODUÇÃO – A sogra de Pedro é um belo exemplo para seguirmos. A resposta dela foi passar imediatamente a servir ao Senhor. Tenho certeza de que Deus tem nos ajudado, a todos nós, em situações difíceis e até perigosas. Devemos assim demonstrar-Lhe sempre nossa gratidão e, como fez a sogra de Pedro, nos prontificar a servi-lo. Cada um com suas possibilidades, seus dons, talentos e suas habilidades anunciar a Salvação em Cristo.
O texto nos mostra que quando Jesus entra numa casa, até os vizinhos são abençoados.
Por isso queremos sugerir nesta noite: leva Jesus para tua casa!
Você quer saber o quê Jesus faz quando entra numa casa? Ele distribui bênçãos pra todo lado.

II – DESENVOLVIMENTO
Vamos meditar nesta noite sobre três bênçãos que acontecem quando levamos Jesus para nossa casa. São muitas, incontáveis, mas vamos refletir hoje somente em três.
1) Quando Jesus entra numa casa, Ele cura os doentes (14 e 15).
Jesus pode curar as doenças do corpo, da alma e do espírito. Alguns não acreditam que Jesus possa curar, mas nós cremos porque sabemos que Jesus ouve e atende às orações. Há inúmeros testemunhos acerca desta verdade.  A Bíblia diz em Hebreus 13.8 “Ele é o mesmo, ontem, hoje e eternamente”. E em Isaías, cerca de setecentos anos ante de Cristo quando profetizou no capítulo 53.4 “Verdadeiramente Ele tomou sobre si as nossas enfermidades...”. Vale a pena ler todo o capítulo 53.
Ora, Deus que é onipotente, onisciente, onipresente e eterno é o “pai de toda ciência, o médico dos médicos”.
Há alguém doente em sua família? Convide Jesus para entrar em sua casa, agora mesmo, neste instante. Leva Jesus para tua casa!
Quando Jesus entra numa casa Ele cura os doentes!

2)   Quando Jesus entra numa casa, Ele levanta o ânimo da família (15).
Em João 10.10 Jesus nos diz: “eu vim para que tenham vida e a tenham em abundância”. A vida dada por Jesus é rica e completa. É vivida num plano superior, com abundância de perdão, amor e orientação. A vida oferecida por Jesus é eterna e começa no exato instante em que a pessoa o recebe como seu Salvador e Senhor.
No AT, no livro 1Reis 17. Encontra-se uma passagem com o profeta Elias que demonstra o poder milagroso da palavra de Deus e o quanto dependemos de Sua Palavra. Enquanto o povo israelita passava fome, punidos por adorarem à Baal, Elias era alimentado por corvos comandados por Deus e depois recebe de Deus a ordem para se dirigir à Sarepta onde passará a ser alimentado por uma pobre viúva. Vamos ler até o versículo 16.
A viúva de Sarepta e sua família estavam desanimadas, só “esperando a morte chegar”, mas, quando o poder de Deus entrou em sua casa, tudo se transformou.  
Há alguém desanimado em sua família? Leve a “Vida Verdadeira” para a sua família. Leva Jesus para tua casa.
Quando Jesus entra numa casa 1) Ele cura os doentes e 2) Ele levanta o ânimo da família.

3)   Quando Jesus entra numa casa, Ele abençoa até os parentes, amigos e vizinhos. (16 e 17).
Em Josué 24.15 diz: “... eu e a minha casa serviremos ao Senhor”. Josué dá o exemplo e exerce sua liderança espiritual. Declara publicamente seu compromisso esperando que Israel faça o mesmo. Que abandonem a adoração a outros deuses feita por seus antepassados quando cativos ou aos ídolos dos povos derrotados que ocupavam a terra prometida.
O modo como vivemos demonstra a força do nosso compromisso de servir a Deus e pode ser exemplo para nossos parentes, amigos e vizinhos.
2Coríntios 5. 20-21 e 6.1-2
Cristo, o único inteiramente justo tomou sobre si no calvário nosso pecado e suportou o castigo que merecíamos – a morte e a separação de Deus que implicaria no sofrimento eterno. Assim, pela graça divina, tornou possível nossa reconciliação com Deus.
Deus oferece salvação a todas as pessoas. Muitos adiam sua decisão a favor de Cristo pensando que haverá uma ocasião melhor. Mas, a Bíblia afirma que não existe um tempo tão apropriado para receber o perdão de Deus como o presente.
Leiamos novamente o versículo 20...
Um embaixador é um representante oficial de um país em outra nação. Os crentes são embaixadores de Cristo enviados a pregar Sua mensagem de reconciliação ao mundo.
Comecemos, pois, a abençoarmos com a Palavra de Deus nossos parentes, amigos e vizinhos. Somente Jesus pode dar às nossas famílias propósitos nobres e eternos.
Está faltando um propósito maior ao seu lar? Abra as portas da sua casa para Jesus! Ele vai transformá-la.
Leva Jesus para tua casa!
Quando Jesus entra numa casa 1) Ele cura os doentes; 2) Ele levanta o ânimo da família; 3) Ele abençoa até os parentes, amigos e vizinhos.

III – CONCLUSÃO.
Se Jesus entrar em nossas casas, haverá:
a)   Cura (física, mental e espiritual);
b)   Haverá Ânimo (força para viver);
c)   E Haverá Propósito (o nosso lar se transformará em lugar de benção para nossos parentes, amigos e vizinhos).

Apelo Final: Há alguém aqui presente nesta noite que esteja pessoalmente, ou tenha alguém na família, precisando de cura, de ânimo e de significado para a vida? Alguém que deseja tomar a decisão de aceitar a Cristo como seu Senhor e Salvador? Levante sua mão ou fique em pé. Queremos orar por sua vida e sua família.
Deus tem tudo isto em abundância para todos os que confiam em Seu Filho.
Abra seu coração e convide Jesus a entrar em sua “casa”, agora! Convide Jesus a entrar em sua vida, em seu coração.
No Evangelho de João 1. 12 diz que “aos que o receberam, aos que creram em seu nome, deu-lhes o direito de se tornarem filhos de Deus”.
Venha fazer parte da família de Deus.
Rompa a timidez... Dê este passo tão importante, decisivo para sua vida... Assim você poderá ser exemplo para seus parentes, vizinhos, amigos...

Oremos.

Cantemos o hino do Cantor Cristão nº 556 – Oração para a Noite


Baseado em esboço de sermão elaborado por Pr. Ronaldo Alves Franco. (www.sitedopastor.com.br)



segunda-feira, 13 de maio de 2013







Culto Festivo Dia das Mães


12 de maio de 2013 – Dia das Mães
Tema: O Melhor Presente para uma Mãe
Texto Bíblico: Lucas 7.11-16
I – Introdução.
A família é um projeto de Deus, pois logo após ter feito o homem, fez a mulher e deu instruções para a constituição da família. Ele disse para o homem e sua esposa ser uma só carne e multiplicar. 
A mulher a que se refere o texto lido perdera o marido (era viúva) e experimentava a dor de enterrar o único filho.
Temos hoje a presença na Igreja de tantas mães, além de que todos nós somos filhos e todos, com certeza, sabemos como é grande o amor de uma mãe.
O amor de uma Mãe é tão sincero e tão profundo que o próprio Deus usa este amor em comparação com Seu amor por nós.
Em Isaías 49.15 encontramos:"Porventura pode uma mãe esquecer-se tanto de seu filho que cria, que não se compadeça dele, do filho do seu ventre? Mas ainda que esta se esquecesse dele, contudo eu não me esquecerei de ti."
II – Desenvolvimento.
A passagem lida relata o contraste de um encontro entre duas multidões que seguem em direções opostas:
O primeiro grupo acompanhava um morto. Era um grupo triste, fúnebre, cabisbaixo, derrotado. A mãe sofrera uma dupla perda: ela que já havia perdido o marido, agora perdia o único filho.
Mesmo acompanhada da família, dos parentes e amigos, certamente sentia-se desamparada e nada podia consolá-la. Tudo indicava que ninguém podia mudar a sua triste situação.
O segundo grupo acompanhava o Senhor da vida. Jesus ensinava seus seguidores e acabara de curar o servo do Centurião romano. Era um grupo solene, cheio de alegria e entusiasmo, no qual imperava a esperança e a paz. Estava naquele momento ocorrendo um encontro de dois grupos totalmente opostos.
Comparando com a sua vida hoje: em qual destes dois grupos você estaria caminhando? Qual deles identifica melhor o seu estado atual?  Você estaria caminhando ao lado de Jesus cheio(a) de Paz e Esperança, ou no outro grupo cheio(a) de tristeza e insegurança?
Como você se sentiria se você fosse aquela mãe? Como se sentiria se esta fosse a sua história? Como comemoraria neste domingo o Dia das Mães? 
Aquela mulher jamais imaginou que o seu encontro com Jesus mudaria tudo. Aliás, quando nos encontramos com Jesus, Ele muda toda a nossa vida, o presente e o futuro.
Imaginem aquele momento: Jesus se aproxima, vê a cena, e não consegue prosseguir, pois o seu coração é cheio de misericórdia e compaixão. Jamais Ele verá um coração aflito e necessitado sem que se compadeça.
Ele diz à mulher: "Não chores!" Mas, esta sua palavra vinha carregada de significado. Ele não tentava somente consolar o coração da mãe. Sua palavra estava dizendo: "Eu conheço o seu sofrimento, sei a adversidade pela qual estás passando; mas vou te ajudar, vou enxugar as suas lágrimas e pôr fim ao seu pranto".
Na verdade, Jesus é o único que pode remover do nosso coração o sofrimento. Talvez a mulher não O conhecesse. Ela nem havia pedido a sua ajuda, mas pôde conhecer quem era Jesus.
O que tem feito você sofrer? Qual tem sido a causa do seu choro? Jesus quer restaurar a sua sorte, quer enxugar as suas lágrimas, quer pôr fim ao seu pranto. Ouça a sua voz; ouça o que Ele tem a te dizer.  
Quero lhes apresentar nesta noite um grande presente!
Que grande festa aquela, quando Jesus entrega de presente à mãe, o seu filho vivo. Que dia inesquecível: para a multidão, para o jovem, para a mãe. Jesus poderia ter dado a ela um presente melhor? Certamente este foi o melhor dia das mães que a viúva pôde comemorar. Não havia uma mãe mais feliz em Naim.
Quando nos encontramos com Jesus há abundância de alegria; há restituição; há motivos para celebração.
E você, é uma mãe feliz? É uma mãe que tem Jesus ao seu lado?  
No encontro dessas duas multidões ocorreu uma Tríplice restituição
·        Jesus restituiu a vida do jovem;
·        Jesus restituiu a alegria daquela mãe e a esperança daquela família;
·  Jesus restituiu a esperança do povo, e eles reconheceram: "um grande profeta se levantou entre nós".  
A glória de Deus se manifestou naquele lugar. O morto voltou à vida; a mãe glorificou ao Senhor. Agora não eram duas, mas, somente uma multidão seguindo a Jesus; a autoridade de Jesus foi reconhecida e divulgada.
III – Conclusão.
Jesus quer mudar a sua trajetória. Ele é o único que pode restituir a vida e pôr ordem na desordem.
Você precisa se encontrar com Jesus. Precisa fazer parte da multidão que caminha para a vida. Só ele pode resolver os seus problemas. Só ele pode pôr fim ao seu sofrimento. Por mais simpáticos que sejam os nossos amigos, por mais que eles tentem nos consolar, só Jesus pode restaurar a nossa família, a nossa vida.
Você quer experimentar o poder do Senhor? Quer conhecê-lo mais, conhecê-lo intimamente? Ouça a sua voz, ouça o que ele tem a te dizer. Jesus sempre tem um presente especial e sob medida para cada um de nós.
Qual o melhor presente que você poderia receber de Jesus? 
Alguém nesta noite que ainda não se decidiu caminhar ao lado de Jesus quer tomar esta decisão?
VIVA A PARTIR DESTA NOITE O MAIS FELIZ DIA DAS MÃES. HOJE E SEMPRE!