TEMPLO

TEMPLO
LOCALIZADA no Corredor da Barrinha de Mutamba, nº 300 - E-MAIL - ibrfeicapui@gmail.com

quinta-feira, 27 de junho de 2013

26 de junho de 2013
CULTO NO LAR DE MARCILDO E ROBERTA
ANIVERSÁRIO DE MARILIA


MENSAGEM DA NOITE
IBR FÉ ICAPUÍ – CULTO NO LAR DE MARCILDO E ROBERTA – ANIVERSÁRIO DE MARILIA
TEMA: Como o Jovem Pode Ser Puro.
TEXTO: SALMOS 119.9

I – INTRODUÇÃO.
Este singelo culto que nos propomos a prestar a Deus nesta noite tem duas características: é um culto no lar e por isso demanda uma reflexão sobre família e é também uma comemoração pelo aniversário da nossa jovem e querida Marília e, assim, pede uma reflexão sobre a juventude. Optei pela segunda. A juventude é alvo de muitas propostas e oportunidades, assim como de muitos desafios e perigos.
Apesar de tantas possibilidades, não sabemos como será nosso futuro, embora se planeje sempre o melhor.
A juventude é sobretudo um tempo de decisões. Muitas profissões e carreiras podem ser almejadas pela juventude. Contudo perigos como os vícios assediam a mocidade o tempo todo. Os sonhos são os caminhos floridos para o sucesso, mas os perigos são abismos repletos de angústias.
Todos perguntam para os jovens: o que vão fazer? Qual será sua profissão; no entanto, muito mais do que isso é preciso saber sobre o futuro espiritual; a formação do caráter, vida emocional e personalidade do jovem. Se estas questões estiverem resolvidas, seja qual for a atividade ele será bem sucedido.

II – DESENVOLVIMENTO.
O texto lido faz uma pergunta e dá uma resposta. Façamos então agora uma rápida reflexão:
  
1) PERGUNTA: “Como pode o jovem manter pura a sua conduta?”
Esta pergunta mostra uma preocupação com o futuro da juventude. Temos aí três palavras chaves:
Manter (em algumas versões guardar) que significa conservar, permanecer algo que você não quer perder. Mais adiante um pouco, no v. 11 encontraremos: “guardo no coração as tuas palavras para não pecar contra Ti”. Ou seja, para manter sua conduta pura é preciso guardar a palavra de Deus. Pergunto: temos procurado ao menos ouvir a Palavra de Deus?
a) Pura, que significa sem mistura, sem mal algum, e aqui não se refere a alguém que não tenha erros ou problemas e sim se refere a Deus que nos purifica com o sangue de Jesus derramado na cruz do calvário.
b) Conduta (em algumas versões caminho) que significa a vida da pessoa, as direções que toma em sua caminhada neste mundo.
 Há muitas coisas que sujam a vida do jovem. Situações que são como pesos          que vão se juntando sobre os ombros até se tornar um verdadeiro fardo que tanto o atrapalha de prosseguir em sua vida. Somente Jesus pode purificar de todo mal (I João 1.9) e tirar todo peso sobre seus ombros (Mateus 11.28-30).
Quem é mais ou menos jovem, não acumulemos coisas ruins que vão sujar e pesar sobre o futuro atrasando a felicidade.
Jovens, Insisto, todos nós, mais ou menos jovens, Jesus Cristo quer nos ajudar a manter limpas nossas vidas!

2- RESPOSTA: “vivendo de acordo com a Tua Palavra”
Talvez muitos aconselhem somente assim: estude muito, seja culto, se prepare profissionalmente, pague suas contas, não se envolva com vícios ou crimes... Mas, para a resposta bíblica destacamos duas expressões chaves:
a) Vivendo de acordo (em algumas versões a palavra observando), estar atento, questionar, ter como padrão, seguir a direção certa. Precisamos aprender a observar e perguntar “por onde eu estou caminhando?”
b) Tua Palavra, que é a voz de Deus nas Sagradas Escrituras. A luz deve ir à frente de nós e  não atrás (Salmos 119:105). Quando o caminho é obscuro e não entendemos bem o que está à nossa frente é a luz da palavra de Deus que nos possibilita entender.
Não devemos seguir os exemplos das coisas do mundo por que não serão boas para nós. Precisamos observar bem o que diz a Palavra de Deus através de jovens como Samuel, Davi, Jeremias, Daniel e outros que foram vitoriosos em tudo através de Deus.
Além de estudar, trabalhar e nos dedicar aos nossos sonhos precisamos, em primeiro lugar, observar o que está escrito em Salmos 37.5“entrega o seu caminho ao Senhor, confia nele e o mais Ele fará”;  e em Mateus 6.33: “buscai em primeiro lugar o Seu Reino e a sua justiça e as demais coisas serão acrescentadas”.
Não é certo deixar para buscar a Deus quando ficarmos velho. Não busquemos primeiro as demais coisas querendo que Deus depois acrescente o seu Reino e sua justiça, por que vai dar tudo errado. Primeiro temos que entregar e confiar e depois Deus faz o restante. Haverá momentos que não há nada que possamos fazer e é aí que Deus entra fazendo o impossível em nossa vida.
Cabe neste momento nos fazermos a seguinte pergunta: temos observado a Palavra de Deus ou seguido o padrão do mundo?
Estejamos certos: Jesus é o modelo que devemos seguir!

III – CONCLUSÃO.
Jesus lia as escrituras, como vemos em Lucas 4.17 e sabia escrever como consta em João 8.6-8. Quando ainda era criança já demonstrava muito conhecimento diante de doutores, como está escrito em Lucas 2.46,47. O primeiro padrão de conduta da vida de Jesus era a palavra de Deus.
Do mesmo modo, Deus quer que Sua vontade esteja em primeiro lugar e, podemos ter certeza de que se assim agirmos Ele, que é todo poderoso nos fará felizes em nossas decisões e desafios.

IV – APELO.
Alguém nesta noite gostaria de se decidir por passar a viver de acordo com a Palavra de Deus? Deseja seguir o exemplo de Jesus, e com a ajuda do Espírito Santo buscar manter uma conduta pura para ser feliz em suas decisões e desafios?

Quem assim desejar incline sua cabeça, feche os olhos e repita a seguinte oração: Senhor Deus/ Pai misericordioso/ que está no Céu/ afirmo nesta noite/ minha decisão/ de buscar viver/ de acordo com a Tua Palavra./ Em nome de Jesus. Amém!


23 de junho de 2013.
Aniversário de 39 anos da IBR FÉ; 59 anos de vida e 49 anos de Ministério do Pastor Rinaldo.
Justas homenagens ao Pastor Rinaldo que tem como marcas a simplicidade, visão, determinação e compromisso com a pregação do Evangelho de Jesus Cristo - características próprias aos homens sábios. Estavam presentes representantes de Icapuí, Serra do Mel, Maísa e das diversas extensões de Mossoró.




terça-feira, 18 de junho de 2013


16 DE JUNHO DE 2013.
TEMA: Aflição e Vitória
TEXTO BÍBLICO: João 16.33
I – INTRODUÇÃO.
A palavra que lemos nesta noite é uma das palavras de despedida de Jesus aos seus discípulos. Jesus afirma que ficará com eles, quando se sentirem ameaçados de todos os lados – de ódio e inimizade por fora, e da tentação, de desespero e medo por dentro. Em tudo estarão guardados em seu amor, serão mantidos por sua comunhão.
Para nós é uma palavra de encorajamento, mas também de realidade. Jesus não é alguém que nos transmite palavras fantasiosas, ilusórias, ou nos promete “mundos e fundos”. O grande estadista inglês Churchill – Primeiro Ministro do Reino Unido durante a segunda guerra mundial, talvez tenha sido inspirado por Jesus quando disse: “eu não prometo outra coisa a não ser sangue, suor e lágrimas”.
Nós que queremos enfrentar a vida com dignidade precisamos estar dispostos ao trabalho, muito trabalho, e muitas vezes derramarmos lágrimas, seja de compaixão pelo próximo, ou por nossos sofrimentos, nossas perdas e dores.
A realidade é que, mesmo contrário ao nosso desejo, as adversidades da vida nos alcançam. E não há exceções. Elas atingem ricos e pobres, cultos e iletrados, crianças, jovens e adultos.
Precisamos ter a consciência de que teremos aflições, principalmente as da hostilidade do mundo contra aqueles que se levantam a favor da justiça e a favor do Reino de Deus. Até porque o mundo é exatamente o anti-Reino de Deus, não sendo, portanto, possível passar pelo mundo sem sofrer aflições.
Mas, Jesus nos diz também que tenhamos bom ânimo, ou seja, que tenhamos estabilidade interior, coração firme, fé.
Jesus venceu o mundo. Isso nos diz duas coisas:
1) Como Jesus venceu o mundo, se estivermos em Jesus nós também venceremos. Podemos ser machucados pela vida e sofrer, mas não seremos destruídos. O mal, as contingências da vida podem nos gerar desconforto, mas não nos fará menor, menos digno, covarde ou também malvado. Podemos continuar gente – homem, mulher, pessoas dignas. O mal não nos vencerá!
2) Nossas aflições são temporárias. Haverá um dia em que o universo será restaurado. É como se Jesus nos dissesse: tenham paciência, fiquem firmes, o sofrimento é temporário, vai acabar. Paulo em Romanos 8.18 nos ensina: “Considero que os nossos sofrimentos atuais não podem ser comparados com a Glória que em nós será revelada”.

II – DESENVOLVIMENTO.
É claro que ninguém gosta de sofrer ou sofre por opção. Entretanto, as adversidades possuem “tesouros escondidos”, lições que podem nos conduzir a uma vida rica em oportunidades e bons resultados. Olhando para Jesus, vamos descobrir o poder das adversidades para nos transformar, desde que sigamos os Seus princípios e orientações. Com base no texto vemos que para extrairmos lições preciosas das adversidades precisamos aprender três lições:

1) APRENDER A LIDAR COM A REALIDADE - Jesus nos dá um choque de realidade quando fala "no mundo vocês terão aflições". O sentido de "mundo" é o conjunto de circunstâncias vivenciadas por todos nós. E as aflições são, naturalmente, as adversidades que todos enfrentamos. É importante entender que algumas adversidades têm origem nas nossas próprias atitudes e escolhas. Lembram da lei da semeadura? Mas, outras independem das nossas ações e comportamentos. De qualquer modo, se seguirmos os exemplos de Jesus e observarmos o Seu comportamento diante das adversidades, certamente conseguiremos enxergar, nas aflições, as oportunidades de aprendizado, de crescimento e de transformação.
Somente com Jesus teremos força e sabedoria para que isto aconteça. Portanto, precisamos deixar Jesus ocupar lugar de honra em nosso coração!
Podemos extrair lições preciosas das adversidades, das aflições. Para isso precisamos, em primeiro lugar, com Jesus no coração aprender a lidar com a realidade.

2) APRENDER A VENCER O DESÂNIMO - Jesus Cristo revela sua atenção para um aspecto da nossa mente responsável pela energia que nos conduz à ação - o ÂNIMO. Ele diz: "tenha bom ânimo". Quando o desânimo se aloja em nós, tudo fica muito mais difícil. Desânimo pode estar associado a muitos outros fatores, como, por exemplo: falta de fé, de esperança, de visão, de perspectiva em relação ao futuro. Como vencer tudo isso? Onde encontrar forças? A resposta é: seguindo o modelo construído por Jesus. Ao estudarmos a Bíblia encontramos vários relatos de Jesus enfrentando lutas, tais como: prisões, açoites, humilhações, morte. Olhando para o comportamento de Jesus podemos entender que as adversidades da vida não têm o poder de nos destruir ou nos desviar do bom caminho. Com fé, devemos convidar Jesus para estar sempre ao nosso lado. Podemos, pois, extrair lições preciosas das adversidades, das aflições. Para isso precisamos 1) Com Jesus no coração aprender a lidar com a realidade; 2) Com Jesus ao nosso lado aprender a vencer o desânimo.

3) APRENDER QUE NÃO EXISTE VITÓRIA SEM LUTA - Tem sido cada vez mais comum as pessoas procurarem as religiões e as igrejas em busca de bênçãos e milagres. Mas muitos não compreendem que Deus nos criou com grande potencial e liberdade de escolhas. Como sabemos, um número considerável de adversidades que enfrentamos são causadas por nossas decisões equivocadas. Outras acontecem independentes da nossa atuação. Mas, em qualquer das situações, uma parte da solução dependerá das nossas atitudes. E a parte de Deus? Ele nos presenteou com o maior Mestre de todos os tempos. Jesus disse: "aprendei de mim"; "façam o que vos mando"; "Eu sou o Caminho". Queremos ter êxito em todas as áreas da nossa vida? Baseemos, então, todas as nossas ações nos exemplos de Cristo. Aceitemos Jesus, agora e sempre, como o nosso Mestre e Senhor.

III – CONCLUSÃO.
É muito comum encontrar pessoas que afirmam ser "cristãs". Só que em meio às adversidades suas ações denunciam que estão distantes do padrão de comportamento ético, emocional e espiritual de Cristo. Então, se nós, sinceramente reconhecemos que nossas atitudes, pensamentos e comportamentos não espelham Jesus Cristo, precisamos corrigir imediatamente nossa direção para tornarmo-nos verdadeiramente CRISTÃOS. Devemos convidar o Grande Mestre Jesus para assumir o controle da nossa vida e, assim, aproveitarmos o poder transformador das adversidades. Afinal vimos que podemos extrair lições preciosas das adversidades, das aflições. Para isso precisamos:

·        Aprender a lidar com a realidade e deixar Jesus ocupar um lugar de honra em nosso coração;
·        Aprender a vencer o desânimo e saber que para isso precisamos de Jesus sempre ao nosso lado;
·        Aprender que não existe vitória sem luta e que nossa vitória passa por Jesus estar no controle de nossa vida.

Toda a vida de Jesus nos anuncia: “Tende ânimo e coragem! Não tema!” E a paixão, a morte e a ressurreição de Jesus, mais claro ainda, nos dizem: “Não tema! Não há mais motivo para ter medo!”

IV – APELO.
Quem neste momento deseja afirmar que existe um lugar de honra em seu coração para Jesus;

que, a partir de hoje, pretende ter Jesus sempre ao seu lado;

e toma a decisão de entregar sua vida para ser controlada por Jesus.

Neste momento, faco um convite: abaixe a cabeça, eleve o pensamento a Deus e faça essa oração:

Senhor Deus,/ Pai maravilhoso e misericordioso./ Compreendo que as aflições que sinto/ fazem parte/ da minha condição/ de ser no mundo./ Creio que o Senhor/ que é soberano e onipotente/ pode usá-las/ para minha transformação./ Neste momento/ me declaro/ arrependido de meus pecados/ e expresso minha fé em Jesus,/ filho de Deus/ que lavou os meus pecados,/ com seu sangue/ na cruz do calvário,/ para minha libertação,/ reconciliação com Deus/ e por Sua Graça,/ para minha salvação./ Em nome de Jesus,/ Amém!

Leia e cante se souber o Hino Cantor Cristão nº 324 – Refúgio Verdadeiro.

CULTO NO LAR DA IRMÃ MARILAC

12 DE JUNHO DE 2013
 TEMA – Família Vencedora
TEXTO BÍBLICO – Mateus 7.24-27

1.  Introdução
Obedecer a Deus é como construir uma casa sobre um alicerce forte e sólido, que resiste às tempestades. Nas ocasiões em que a vida está tranqüila, pode parecer que as bases não são importantes, mas quando chegam as crises os alicerces são testados. Jesus Cristo é a base sólida que nos sustenta mesmo em tempos de crise. Cristo é a rocha; a Pedra Angular.
Toda família passa por crises. Mesmo quando estudamos as famílias bíblicas, observamos que muitas delas enfrentaram crises gravíssimas.
A primeira família na Bíblia a enfrentar uma grande crise foi a de Adão. A crise surgiu entre os seus filhos. Caim começou a encher o seu coração com ciúme e inveja. Ciúme e inveja são sentimentos profundamente destrutivos. Na família de Jacó houve um serio problema de relacionamento entre os seus filhos. José era objeto de ciúme e inveja. Seus irmãos rejeitavam os seus sonhos e se revoltavam contra o pai, por este ter preferência por José. E mais tarde o venderam como escravo para o Egito.
Na família de Abraão, houve uma grave crise entre Sara e uma serva chamada Hagar. Deus havia prometido a Sara um filho. Sara não espera o cumprimento da promessa de Deus, e pede a Abraão que tenha um filho da escrava.  Esta precipitação de sua parte gera mais tarde insegurança e ciúme no coração de Sara contra a Serva. Sara ordena a Abraão que a mande embora com seu filho.
Ao lembrarmos-nos da família de Ana, recordamos dos conflitos que ela enfrentou dentro da sua casa com Penina. Ana era humilhada por não poder ter filhos. Mas, Deus a honra e abre a sua madre.
Todas estas famílias venceram seus conflitos porque estavam firmadas sobre a rocha. E este é o primeiro modelo de família.

2.  O primeiro modelo: A família firmada sobre a rocha
Jesus nos fala sobre uma casa firmada sobre a rocha. Este é o nosso primeiro modelo de família. Aquela que está firmada  na rocha.
Mas, o que simboliza a rocha? A rocha é símbolo de resistência, de durabilidade, de persistência, de firmeza e de estabilidade. O projeto de Deus para as nossas famílias é que elas tenham as qualidades da rocha, isto é, que elas tenham a resistência, a firmeza, a estabilidade, e a durabilidade.
Para nossa família ter as qualidades da rocha, precisamos firmá-la em Cristo. Precisamos colocar Jesus no centro das nossas decisões. Precisamos colocar Cristo na solução de nossos conflitos e crises.
Por que casamentos acabam, famílias não duram, e não resistem? Porque não estão firmados sobre a rocha, que é Cristo. Veja o que diz a palavra de Deus em Dt 32.3,4 : “…dai grandeza da nosso Deus. 4 Ele é a Rocha cuja obra é perfeita….”.
Encontramos mais uma informação importante nesta palavra de Mateus no versículo  25: “…e caiu a chuva, transbordaram os rios, sopraram os ventos e deram com ímpeto contra aquela casa, que não caiu, porque fora edificada sobre a rocha.”
Ao ser exposta ao vento, tempestades, a enchentes, a casa sobre a rocha continua firme. Assim é a família no projeto de Deus.  Esta família terá momentos de crise, de angústia, e até de dor, mas ficará firme e inabalável, porque o Senhor Deus que está no comando desta família é inabalável e firme.
É importante que cada um dos que estão aqui presente se façam a seguinte pergunta: olhando hoje para a realidade de sua família, de sua casa, de seus filhos, dos relacionamentos que existem em seu lar, do ambiente de convivência que há em sua casa, você pode concluir que sua família está firmada na rocha?
Lembre-se do que diz o salmo 127:1.: “Se o Senhor não edificar a casa, em vão trabalham os que edificam”.
Vamos ao segundo modelo de família…
3.  O segundo modelo:  A família firmada sobre a areia.
ILUSTRAÇÃO. Na Itália existe uma famosa torre, chamada de Torre de Pizza. Ela foi construída sobre um solo instável, como a areia, e por isso começou a ficar inclinada. Os engenheiros tiveram que reforçar as bases dessa torre para que ela não caísse. MORAL. Do mesmo que uma torre afunda se estiver firmada sobre a areia há muitas famílias que estão em processo de ruína, e decadência porque não estão firmadas na rocha que é a  palavra do senhor.
Jesus fala no versículo 26: “…edificou a sua casa sobre a areia…”.  A areia é o símbolo da incerteza, da inconstância e da instabilidade.
Mas, o que representa essa areia para a família? A areia é a falta de Deus e do perdão, é a ausência da comunhão, da oração, da comunicação, do diálogo, é a intolerância, é o ciúme, é o alcoolismo, e outras drogas e todo tipo de vício. Não permita que a sua família seja destruída. Firme-a em Cristo.
4.  Conclusão
Quero relembrar a você a história de Jó. A família de Jó estava destruída. Estava no fundo do poço. Das profundezas da sua angustia, Jó ergueu ao céu dezesseis vezes a pergunta: Por que? Por que estou sofrendo? Por que perdi os meus filhos? Por que minha dor não cessa? Por que o Senhor não responde as minhas orações? Por que o Senhor não me mata?
Jó lança para Deus mais de trinta vezes sua queixa amarga. Abre o seu coração, extravasa a sua dor, espreme as suas feridas e chora as suas mágoas. Como resposta as suas perguntas perturbadoras, naquele momento ele só escutou o silêncio. Deus não queria falar naquela hora.
A mulher de Jó ficou revoltada com Deus e pediu ao seu marido para amaldiçoá-lo. Os amigos de Jó fizeram-lhe duras e falsas acusações, dizendo que ele estava sofrendo por causa de seus graves pecados.
Aquela família estava num nevoeiro denso. Estava precisando de uma luz. Então, do meio das trevas da dor, surge a luz da esperança. Do caos brotou a restauração. Do deserto, uma fonte de esperança começou a jorrar. DEUS SE REVELOU A JÓ. Mostrou-lhe sua soberania e seu controle sobre todas as coisas. Jó compreendeu que os desígnios de Deus não podem ser frustrados (42.2). O sofrimento de Jó, em vez de endurecê-lo, levou-o para mais perto de Deus (42.5,6). Deus converteu em benção toda maldição que o diabo lançou sobre Jó. Tudo o que o diabo tomou de Jó, Deus trouxe de volta.
Deus restaurou os bens de Jó (42.10). Ele ficou o dobro mais rico. Seus negócios prosperaram. Seus empreendimentos deram certo. A benção de Deus o enriqueceu.
Deus restaurou a saúde de Jó (42.16,17). Deus o curou de todas as suas enfermidades. Ele viveu mais cento e quarenta anos e viu sua descendência se prolongar na terra.
Deus restaurou o seu casamento (42.12,13). Aquela mulher amarga e revoltada foi curada por Deus e eles tiveram uma linda história de amor.
Deus restaurou os filhos de Jó (42.13-16). Deus lhe deu outros dez filhos. Agora, Jó tem dez filhos no céu e dez filhos na terra. O detalhe e que suas filhas agora são as mulheres mais bonitas do oriente.
Satanás tentou destruir Jó, mas este saiu da crise mais fortalecido, mais rico e mais perto de Deus.
Hoje Deus pode fazer também um milagre na sua vida e na sua família. Hoje é dia de restauração para o seu lar. Se você está vivendo em crise, mas confia em Deus, então, deixe de murmurar (reclamar), ore e esteja certo de que um milagre está a caminho.
Deus quer restaurar as finanças do seu lar.
Ele quer salvar os seus filhos.
Ele pode curar as suas enfermidades.
Ele quer abençoar o seu casamento e reconciliar você com aqueles que o fizeram e ainda o fazem sofrer.
Mas é necessário tua decisão individual. Quando Deus criou todas as coisas e criou o homem e a mulher à sua imagem e semelhança, nos deu o livre arbítrio, um atributo semelhante, mas infinitamente menor que a Soberania e a onipotência de Deus.
Se quisesse, Deus que é todo poderoso poderia obrigar a todos adorá-lo. Mas, apenas convida. Primeiro preparou e colocou em prática um plano para a nossa salvação. Se fez carne na pessoa de Jesus Cristo, viveu entre nós e como nós sentiu sede, fome e sono mesmo sendo Deus. Pregou o evangelho do arrependimento e entregando seu corpo ao sacrifício, foi humilhado, torturado e morto numa cruz. Mas, lavou com seu sangue os nossos pecados e nos proporcionou assim a possibilidade de reconciliação com Deus. Ressuscitou conforme testemunho de muitos e conforme nossa fé. Estabeleceu uma nova aliança: Todos que crerem em Jesus, no plano de salvação, na Sua morte e ressurreição, e arrependerem-se de seus pecados serão salvos.
As tristezas serão transformadas em alegria eterna. João 16. 22-24.
“Assim acontece com vocês: agora é hora de tristeza para vocês, mas eu os verei outra vez, e vocês se alegrarão, e ninguém lhes tirará essa alegria.
Naquele dia vocês não me perguntarão mais nada. Eu lhes asseguro que meu Pai lhes dará tudo o que pedirem em meu nome.
Até agora vocês não pediram nada em meu nome. Peçam e receberão, para que a alegria de vocês seja completa.”



(BASEADO EM Sermão pregado pelo Pr Josias Moura)