TEMPLO

TEMPLO
LOCALIZADA no Corredor da Barrinha de Mutamba, nº 300 - E-MAIL - ibrfeicapui@gmail.com

sábado, 14 de janeiro de 2012

CULTO PARTICIPATIVO 08/01/2012

Adaptação feita por Irmão Augusto (Guto) de pregação proferida por Pastor Josias Moura de Menezes
I – TEXTO: Filipenses 3:10-15
10) Quero conhecer Cristo, o poder da sua ressurreição e a participação em seus sofrimentos, tornando-me como ele em sua morte  
11) para, de alguma forma, alcançar a ressurreição dentre os mortos.
12) Não que eu já tenha obtido tudo isso ou tenha sido aperfeiçoado, mas prossigo para alcançá-lo, pois para isso também fui alcançado por Cristo Jesus.
13) Irmãos, não penso que eu mesmo já o tenha alcançado, mas uma coisa faço: esquecendo-me das coisas que ficaram para trás e avançando para as que estão adiante,
14) prossigo para o alvo, a fim de ganhar o prêmio do chamado celestial de Deus em Cristo Jesus.
15) Todos nós que alcançamos a maturidade devemos ver as coisas dessa forma, e, se em algum aspecto vocês pensam de modo diferente, isso também Deus lhes esclarecerá.

II – INTRODUÇÃO
As crianças sempre acham que o tempo passa muito devagar – “como demora chegarem as férias”. Nós adultos ao contrário sentimos a rapidez com que os anos passam, não é assim? “Parece que foi ontem a passagem para 2011 e já estamos em 2012”. O poeta Olavo Bilac escreveu assim sobre o tempo:
Sou o tempo que passa, que passa,
sem princípio, sem fim, sem medida!
Vou levando as vaidades da vida!
A correr, de segundo em segundo,
Vou formando os minutos que correm…
Formo as horas que passam no mundo,
Formo os anos que passam e morrem.
Ninguém pode evitar os meus danos…
Trabalhe porque a vida é pequena,
E não há para o tempo demoras!
Não gaste os seus minutos sem pena! 
Não faça pouco caso das horas!
(O tempo, De Olavo Bilac)
A chegada de um novo ano sempre traz, para todos, muitas expectativas e esperanças de um futuro melhor. As pessoas se cumprimentam desejando um feliz e PRÓSPERO ANO NOVO…Todos querem ter um ano melhor! Por isso pode e deve ser uma ocasião oportuna para que possamos refletir sobre algumas mudanças necessárias em vários aspectos de nossas vidas.
III – TEMA
Para  termos um Ano melhor precisamos esquecer algumas coisas que ficam para trás, definirmos objetivos e avançarmos em direção a alvos claros.
Sendo assim, vamos apontar três posicionamentos que devem adotar os crentes para que seus objetivos sejam alcançados, ou seja, para que 2012 seja um ano de vitória.
1. Não fique pensado apenas no passado
No texto base de nossa reflexão lemos no versículo 13:
“…mas, uma coisa  faço: esquecendo-me das coisas que para trás ficam…”
Entendemos que o apóstolo Paulo não está nos orientando a esquecermos das coisas boas que aconteceram em nossas vidas. Paulo não está mandando que você esqueça do aniversário da esposa ou dos filhos, dos momentos especiais do seu casamento, dos momentos gostosos que você teve com sua família e seus amigos. Alias, há muitas coisas que mantermos em nossas lembranças: o primeiro dia do trabalho, da escola, as brincadeiras da infância, os namoros e os primeiros dias de casados, os amigos de infância, os familiares queridos que já partiram para a eternidade.
Mas, Paulo diz que devemos esquecer algumas coisas. Que coisas são essas? Entendemos QUE PAULO ESTÁ NOS MANDANDO ESQUECER  TUDO QUE NOS AFASTA DE DEUS. É importante sabermos que existem lembranças que podem nos afastar de Deus.
Por exemplo: Li um relato de um irmão que ao se converter deixou uma vida de prostituição e mundanismo. Sua esposa, no entanto, não acreditava na real libertação daquele homem e sempre estava amargurada com as lembranças de traições passadas, das infidelidades praticadas. Sem perceber, esta irmã estava afastando o seu casamento de Deus, por causa de lembranças dolorosas do passado. MUITAS VEZES, PRECISAMOS PEDIR A DEUS FORÇA PARA ESQUECER LEMBRANÇAS QUE PRODUZEM DECEPÇÃO, RESSENTIMENTO, OU AMARGURA.
A famosa passagem da ressurreição de Lázaro, no Evangelho de João, capítulo 11 conta que quatro dias após o enterro de Lázaro, Jesus chega em Betânia. Ao ver Jesus, Marta aflita e angustiada diz (v.21): “Senhor, se tu estivesses aqui, meu irmão não teria morrido”. Os sofrimentos de Marta fizeram com que ela esquecesse algo importante: QUE DEUS SEMPRE ESTÁ PRESENTE EM TODOS OS MOMENTOS DE NOSSA EXISTÊNCIA, INCLUSIVE NAQUELES MAIS DIFÍCEIS.
Irmãos, muitos pensam do mesmo jeito que Marta pensou naquele momento. Acreditam que em alguns momentos difíceis que passaram, Jesus não estava presente. Mas, vejam o que dizem as Sagradas Escrituras:
Gênesis 28.15:  “Estou com você e cuidarei de você, aonde quer que vá; e eu o trarei de volta a esta terra. Não o deixarei enquanto não fizer o que lhe prometi.”
Isaías 43:2 diz: “Quando você atravessar as águas, eu estarei com você; quando você atravessar os rios, eles não o encobrirão. Quando você andar através do fogo, não se queimará; as chamas não o deixarão em brasas..”
Mateus 28:20: “ensinando-os a obedecer a tudo o que eu lhes ordenei. E eu estarei sempre com vocês, até o fim dos tempos”.
Portanto irmãos, busquem libertação das lembranças que estão te afastando de Deus, e creia que Deus sempre esteve  presente em todos os momentos de 2011 e estará presente em todos os momentos de 2012!
Não fique pensando no passado. Este é o primeiro posicionamento que o crente deve adotar para que seus objetivos sejam alcançados. E o segundo é...
2. É para frente que se anda
Também no versículo 13 lemos: “… e avançando para as coisas que estão diante de mim….”
É hora de avançarmos irmãos. Às vezes, quando termina uma reunião importante é comum se ficar pensando: “ah, se eu tivesse feito isso de outra forma talvez ficasse melhor”; “Poderia ter dito tal coisa”. Em vários momentos da vida, quantas vezes ficamos arrependidos com coisas que dissemos ou fizemos? E, como gostaríamos nestas horas de ter o poder de modificar o passado. Ah, se existisse uma máquina do tempo!!!!
O TEMPO É COMO UMA ESTRADA DE MÃO ÚNICA. Você não pode entrar na contra mão desta estrada, porque ela só tem mão única. O tempo não volta!
É por causa da inflexibilidade do tempo que devemos seguir o conselho de Paulo: “avançando para as coisas que estão diante de mim”. Mas afinal que coisas são estas que estão diante de  nós?
Na Bíblia, Deus sempre estava colocando coisas valiosas diante de seus servos.
Para o rei David Deus promete em 2 Samuel 7.16: “…tua casa e o teu reino serão firmados para sempre diante de ti….”. Deus estava colocando diante de David a possibilidade de ter a sua casa restaurada.
Em Hebreus. 12.1 e 2 o texto diz:
“Portanto, também nós, uma vez que estamos rodeados por tão grande nuvem de testemunhas, livremo-nos de tudo o que nos atrapalha e do pecado que nos envolve, e corramos com perseverança a corrida que nos é proposta,
tendo os olhos fitos em Jesus, autor e consumador da nossa fé. Ele, pela alegria que lhe fora proposta, suportou a cruz, desprezando a vergonha, e assentou-se à direita do trono de Deus.”.
Deus tem colocado Jesus diante de você. Caminhe nesta vida, sempre olhando para Cristo, que está a sua frente. Deus tem colocado diante de você uma família, uma Igreja, irmãos, amigos e a Sua preciosa Palavra. Tudo isso é benção de Deus!!!
Neste ano de 2012 avance em mais comunhão com os irmãos, em mais oração e em mais compromisso com a Igreja. Corte laços que te prendem ao passado e avance, porque adiante, Deus tem vitória pra você!
Portanto irmãos...
1)  Não fique pensando apenas no passado; Jogue fora aquelas lembranças que o afastam de Deus...
2)  É prá frente que se anda. O tempo não tem volta. Não existe uma máquina do tempo... E, em terceiro lugar...
3. Seja determinado, e tenha alvos nítidos
O Versículo 14 do nosso texto bíblico de referência para mensagem dessa noite diz: “…prossigo para o alvo, para o prêmio da soberana vocação de Deus em Cristo Jesus…”
Tenha alvos claros para este ano que entra. Ore a Deus, e peça que o Senhor te ilumine dando a você direção sobre estes alvos. Paulo tinha alvos claros e também disciplina para alcançá-los, como podemos ver em 1 Coríntios 9.26 e 27:
Sendo assim, não corro como quem corre sem alvo, e não luto como quem esmurra o ar.
Mas esmurro o meu corpo e faço dele meu escravo, para que, depois de ter pregado aos outros, eu mesmo não venha a ser reprovado
Temos que ter meta, propósito, disciplina e objetivo na vida! Na corrida da vida, é importante saber antecipadamente aonde desejamos chegar, e lutar para alcançar o alvo estabelecido… Para que o seu ano novo seja o “Ano da Vitória”, defina logo seus alvos, e inicie agora mesmo a sua caminhada!
IV – CONCLUSÃO
A época de virada de ano é muito propícia a previsões esotéricas, aos tarôs, numerologias e ‘profetismos’. Muitos ficam excessivamente preocupados com o futuro, desejando saber o que irá acontecer… Não faça isto! Não se preocupe demais com futuro.
Pense mais sobre que você poderá fazer para melhorar a sua qualidade de vida hoje, principalmente com relação a Deus, mas também com relação a sua família  e à Igreja. Valorize o seu tempo! Assim, este será o ANO DA SUA VITÓRIA.
Parafraseando o Salmos 37.5: “ENTREGA O TEU 2012 AO SENHOR CONFIA NELE E ELE AGIRÁ!”
Repitam comigo a seguinte Oração:
“Senhor Deus,/ ajude-me a esquecer / aquelas lembranças / que estão tirando / a minha paz / e a minha comunhão / com o Senhor. / Me ajude / a seguir em frente / me livrando / do que não lhe agrada / entendendo / e perseverando / no Seu propósito / para a minha vida. / Ajuda-me a definir / com sabedoria / os meus objetivos / em 2012 / e a ter disciplina / para alcançá-los. Em nome de Jesus / Amém.”


Nenhum comentário:

Postar um comentário