TEMPLO

TEMPLO
LOCALIZADA no Corredor da Barrinha de Mutamba, nº 300 - E-MAIL - ibrfeicapui@gmail.com

terça-feira, 18 de junho de 2013


16 DE JUNHO DE 2013.
TEMA: Aflição e Vitória
TEXTO BÍBLICO: João 16.33
I – INTRODUÇÃO.
A palavra que lemos nesta noite é uma das palavras de despedida de Jesus aos seus discípulos. Jesus afirma que ficará com eles, quando se sentirem ameaçados de todos os lados – de ódio e inimizade por fora, e da tentação, de desespero e medo por dentro. Em tudo estarão guardados em seu amor, serão mantidos por sua comunhão.
Para nós é uma palavra de encorajamento, mas também de realidade. Jesus não é alguém que nos transmite palavras fantasiosas, ilusórias, ou nos promete “mundos e fundos”. O grande estadista inglês Churchill – Primeiro Ministro do Reino Unido durante a segunda guerra mundial, talvez tenha sido inspirado por Jesus quando disse: “eu não prometo outra coisa a não ser sangue, suor e lágrimas”.
Nós que queremos enfrentar a vida com dignidade precisamos estar dispostos ao trabalho, muito trabalho, e muitas vezes derramarmos lágrimas, seja de compaixão pelo próximo, ou por nossos sofrimentos, nossas perdas e dores.
A realidade é que, mesmo contrário ao nosso desejo, as adversidades da vida nos alcançam. E não há exceções. Elas atingem ricos e pobres, cultos e iletrados, crianças, jovens e adultos.
Precisamos ter a consciência de que teremos aflições, principalmente as da hostilidade do mundo contra aqueles que se levantam a favor da justiça e a favor do Reino de Deus. Até porque o mundo é exatamente o anti-Reino de Deus, não sendo, portanto, possível passar pelo mundo sem sofrer aflições.
Mas, Jesus nos diz também que tenhamos bom ânimo, ou seja, que tenhamos estabilidade interior, coração firme, fé.
Jesus venceu o mundo. Isso nos diz duas coisas:
1) Como Jesus venceu o mundo, se estivermos em Jesus nós também venceremos. Podemos ser machucados pela vida e sofrer, mas não seremos destruídos. O mal, as contingências da vida podem nos gerar desconforto, mas não nos fará menor, menos digno, covarde ou também malvado. Podemos continuar gente – homem, mulher, pessoas dignas. O mal não nos vencerá!
2) Nossas aflições são temporárias. Haverá um dia em que o universo será restaurado. É como se Jesus nos dissesse: tenham paciência, fiquem firmes, o sofrimento é temporário, vai acabar. Paulo em Romanos 8.18 nos ensina: “Considero que os nossos sofrimentos atuais não podem ser comparados com a Glória que em nós será revelada”.

II – DESENVOLVIMENTO.
É claro que ninguém gosta de sofrer ou sofre por opção. Entretanto, as adversidades possuem “tesouros escondidos”, lições que podem nos conduzir a uma vida rica em oportunidades e bons resultados. Olhando para Jesus, vamos descobrir o poder das adversidades para nos transformar, desde que sigamos os Seus princípios e orientações. Com base no texto vemos que para extrairmos lições preciosas das adversidades precisamos aprender três lições:

1) APRENDER A LIDAR COM A REALIDADE - Jesus nos dá um choque de realidade quando fala "no mundo vocês terão aflições". O sentido de "mundo" é o conjunto de circunstâncias vivenciadas por todos nós. E as aflições são, naturalmente, as adversidades que todos enfrentamos. É importante entender que algumas adversidades têm origem nas nossas próprias atitudes e escolhas. Lembram da lei da semeadura? Mas, outras independem das nossas ações e comportamentos. De qualquer modo, se seguirmos os exemplos de Jesus e observarmos o Seu comportamento diante das adversidades, certamente conseguiremos enxergar, nas aflições, as oportunidades de aprendizado, de crescimento e de transformação.
Somente com Jesus teremos força e sabedoria para que isto aconteça. Portanto, precisamos deixar Jesus ocupar lugar de honra em nosso coração!
Podemos extrair lições preciosas das adversidades, das aflições. Para isso precisamos, em primeiro lugar, com Jesus no coração aprender a lidar com a realidade.

2) APRENDER A VENCER O DESÂNIMO - Jesus Cristo revela sua atenção para um aspecto da nossa mente responsável pela energia que nos conduz à ação - o ÂNIMO. Ele diz: "tenha bom ânimo". Quando o desânimo se aloja em nós, tudo fica muito mais difícil. Desânimo pode estar associado a muitos outros fatores, como, por exemplo: falta de fé, de esperança, de visão, de perspectiva em relação ao futuro. Como vencer tudo isso? Onde encontrar forças? A resposta é: seguindo o modelo construído por Jesus. Ao estudarmos a Bíblia encontramos vários relatos de Jesus enfrentando lutas, tais como: prisões, açoites, humilhações, morte. Olhando para o comportamento de Jesus podemos entender que as adversidades da vida não têm o poder de nos destruir ou nos desviar do bom caminho. Com fé, devemos convidar Jesus para estar sempre ao nosso lado. Podemos, pois, extrair lições preciosas das adversidades, das aflições. Para isso precisamos 1) Com Jesus no coração aprender a lidar com a realidade; 2) Com Jesus ao nosso lado aprender a vencer o desânimo.

3) APRENDER QUE NÃO EXISTE VITÓRIA SEM LUTA - Tem sido cada vez mais comum as pessoas procurarem as religiões e as igrejas em busca de bênçãos e milagres. Mas muitos não compreendem que Deus nos criou com grande potencial e liberdade de escolhas. Como sabemos, um número considerável de adversidades que enfrentamos são causadas por nossas decisões equivocadas. Outras acontecem independentes da nossa atuação. Mas, em qualquer das situações, uma parte da solução dependerá das nossas atitudes. E a parte de Deus? Ele nos presenteou com o maior Mestre de todos os tempos. Jesus disse: "aprendei de mim"; "façam o que vos mando"; "Eu sou o Caminho". Queremos ter êxito em todas as áreas da nossa vida? Baseemos, então, todas as nossas ações nos exemplos de Cristo. Aceitemos Jesus, agora e sempre, como o nosso Mestre e Senhor.

III – CONCLUSÃO.
É muito comum encontrar pessoas que afirmam ser "cristãs". Só que em meio às adversidades suas ações denunciam que estão distantes do padrão de comportamento ético, emocional e espiritual de Cristo. Então, se nós, sinceramente reconhecemos que nossas atitudes, pensamentos e comportamentos não espelham Jesus Cristo, precisamos corrigir imediatamente nossa direção para tornarmo-nos verdadeiramente CRISTÃOS. Devemos convidar o Grande Mestre Jesus para assumir o controle da nossa vida e, assim, aproveitarmos o poder transformador das adversidades. Afinal vimos que podemos extrair lições preciosas das adversidades, das aflições. Para isso precisamos:

·        Aprender a lidar com a realidade e deixar Jesus ocupar um lugar de honra em nosso coração;
·        Aprender a vencer o desânimo e saber que para isso precisamos de Jesus sempre ao nosso lado;
·        Aprender que não existe vitória sem luta e que nossa vitória passa por Jesus estar no controle de nossa vida.

Toda a vida de Jesus nos anuncia: “Tende ânimo e coragem! Não tema!” E a paixão, a morte e a ressurreição de Jesus, mais claro ainda, nos dizem: “Não tema! Não há mais motivo para ter medo!”

IV – APELO.
Quem neste momento deseja afirmar que existe um lugar de honra em seu coração para Jesus;

que, a partir de hoje, pretende ter Jesus sempre ao seu lado;

e toma a decisão de entregar sua vida para ser controlada por Jesus.

Neste momento, faco um convite: abaixe a cabeça, eleve o pensamento a Deus e faça essa oração:

Senhor Deus,/ Pai maravilhoso e misericordioso./ Compreendo que as aflições que sinto/ fazem parte/ da minha condição/ de ser no mundo./ Creio que o Senhor/ que é soberano e onipotente/ pode usá-las/ para minha transformação./ Neste momento/ me declaro/ arrependido de meus pecados/ e expresso minha fé em Jesus,/ filho de Deus/ que lavou os meus pecados,/ com seu sangue/ na cruz do calvário,/ para minha libertação,/ reconciliação com Deus/ e por Sua Graça,/ para minha salvação./ Em nome de Jesus,/ Amém!

Leia e cante se souber o Hino Cantor Cristão nº 324 – Refúgio Verdadeiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário