TEMPLO

TEMPLO
LOCALIZADA no Corredor da Barrinha de Mutamba, nº 300 - E-MAIL - ibrfeicapui@gmail.com

terça-feira, 27 de dezembro de 2011

CULTO PARTICIPATIVO 25 DE DEZEMBRO

PREGAÇÃO IRMÃO GUTO
“O NASCIMENTO DE JESUS NO CORAÇÃO DO HOMEM”

LEITURA DA PALAVRA: Evangelho de João 1. 9 – 12 “Estava chegando ao mundo a verdadeira luz, que ilumina todos os homens. Aquele que é a palavra estava no mundo, e o mundo foi feito por intermédio dele, mas o mundo não o reconheceu. Veio para o que era seu, mas o seus não o receberam. Contudo aos que o receberam, aos que creram em seu nome, deu-lhes o direito de se tornarem filhos de Deus.
TEMA: Hoje vamos procurar refletir sobre o tema:
JESUS CRISTO NASCEU EM NOSSOS CORAÇÕES? NASCEMOS DE NOVO, PARA CRISTO? NASCEMOS COMO FILHOS DE DEUS?
INTRODUÇÃO – Faremos inicialmente alguns comentários apenas a título de introdução. O que importa mesmo é que Jesus efetivamente nasceu! Totalmente homem e totalmente Deus. Deus se fez homem no mundo cumprindo um propósito definido desde a origem da criação.
Seria precisamente o dia 25 de dezembro a data de nascimento de Jesus? Há controvérsias. Estudos revelam que o nascimento de Jesus provavelmente tenha ocorrido em setembro, por algumas razões:
1º Porque no hemisfério norte ocorre, nesta época, intenso frio, chuva e até neve. Por isso é um período pouco propício para a realização do censo que motivou a ida de José e Maria para Belém, distante mais de cem quilômetros de Nazaré, onde segundo as profecias nasceria o Messias;
2º Porque na noite do nascimento de Jesus, narra Lucas (Lucas 2.8-11), que um anjo do Senhor anunciou o nascimento do Salvador a pastores que no campo, ou seja, ao ar livre, cuidavam do rebanho. Pelo clima da região em dezembro essa atividade seria impossível, principalmente à noite. No máximo em outubro os rebanhos eram retirados do campo e protegidos do inverno que se aproximava;
3º Porque se deduz que Zacarias, esposo de Isabel – pai de João Batista ministrava no templo no mês de junho, por ser da casa de Abias, definida como oitavo turno de sacerdotes a atuarem no Templo (1 Crônicas 24.10), quando foi visitado pelo Anjo Gabriel que lhe anunciou a gravidez de sua esposa – Isabel, (Lucas 1.19). Passados seis meses o próprio Anjo Gabriel é enviado à Maria (Lucas 1.26), portanto em Dezembro. Deduz-se, assim, o nascimento de Jesus em Setembro.
Outro comentário que poderíamos fazer a título de introdução é que a História revela que as comemorações oficiais do nascimento de Jesus em 25 de dezembro começaram apenas a partir do século V, em Roma, impulsionadas pelo imperador romano Constantino que se declarou cristão, influenciando a centenas de milhares de adesões do povo romano ao cristianismo, aproveitando a data de comemorações populares da época ao deus sol.
Creio ser lógico considerar que se fosse a vontade de Deus comemorarmos o nascimento de Jesus, a Bíblia expressaria com clareza a data exata e faria menção a comemorações ocorridas ao longo da história da Igreja primitiva.
Vale ressaltar que pelo contrário, o próprio Jesus nos ensinou a relembrarmos sua morte, e não seu nascimento, por meio da celebração da Santa Ceia do Senhor (Lucas 22.19).

1)   Todos nós um dia certamente já se perguntou: COMO É DEUS? Ou, numa linguagem mais teológica qual é A NATUREZA DE DEUS – Todos já ouviram falar na Trindade Divina: um único Deus existindo em três pessoas divinas – Pai, Filho e Espírito Santo. Cada uma com características próprias, mas iguais no ser, no poder e na glória. Cada uma possuindo todos os atributos divinos, realizando as obras divinas e recebendo honras divinas. Tudo isso claramente expresso em diversas passagens bíblicas que poderíamos resumir, neste momento, em João 10.30 “Eu e o Pai somos um”. A trindade divina é reconhecidamente um grande mistério, muito além da possibilidade de uma explicação completa. Quanto a sua essência Deus é um; quanto a sua personalidade Deus é três. Não devemos dividir a essência nem confundir as três pessoas da Trindade Divina.
Deus é um ser pessoal, não é uma força ou uma energia. É um ser espiritual, não é matéria como nós. Revelou-se ao homem na história como ser invisível que não pode ser representado por esculturas ou pinturas, seria um desrespeito à sua natureza. Ele é muito diferente de esculturas idolatradas que têm boca, mas não falam, têm olhos, mas não vêem, têm ouvidos, mas não ouvem, etc. Deus é imutável – uma substância simples, indivisível, sem mistura; eterno, sempre existiu e sempre existirá, nunca muda; auto-existente existe em si mesmo, não é causado, muito menos criado; é absolutamente perfeito, jamais poderá ser mais sábio, mais justo, ou mais santo, etc. Alguns atributos de Deus pertencem só a Ele – a eternidade, onipotência, onipresença e onisciência. Outros atributos Ele nos transmitiu quando nos criou a sua imagem e semelhança, embora os possuamos em partículas infinitamente menores. Ele sempre existiu, tem todo o poder - nada o limita a não ser o Seu próprio caráter moral, por isso não pode mentir ou negar sua essência; Deus habita nos céus e está presente em tudo e em todos os lugares, com maior ou menor intensidade. Certa vez um filósofo que não acreditava em Deus perguntou a um cristão: onde está Deus? Ao que o cristão respondeu com outra pergunta: onde Ele não está? É curioso que algumas pessoas viajam centenas de quilômetros para pedir milagre a um santo ou uma escultura. Nós, porém, sabemos que o Deus a quem servimos está em todos os lugares, é onipresente. Já a palavra ciência vem do latim e significa conhecimento. Portanto, onisciência significa todo conhecimento. Deus conhece todas as palavras, pensamentos e ações antes que elas aconteçam (Salmos 139). Ele tem conhecimento de tudo que aconteceu, tudo que acontecerá (Atos 15.18), e o que aconteceria em todas as circunstâncias possíveis (Mateus 11.23). Por esses atributos pertencerem somente a Deus é que podemos afirmar que só Ele é capaz de ouvir as orações de milhões de pessoas espalhadas por todo o mundo.
1)   Pelos mesmos motivos podemos crer que o nascimento de Jesus Cristo, o advento no qual Deus se fez homem, segue sua soberana vontade e ocorreu, conforme as escrituras, para colocar em prática Seu plano de restauração da humanidade, anunciado por Ele mesmo desde o início dos tempos. Há cerca de oitocentos anos antes de cristo nascer Isaias profetizou: Isaias 9.6: Porque um menino nos nasceu, um filho nos foi dado, e o governo está sobre os seus ombros. E ele será chamado Maravilhoso Conselheiro, Deus Podero­so, Pai Eterno, Príncipe da Paz.
2)   A profecia se cumpriu há 2011 anos. Jesus nasceu! Obrigado Senhor! Aleluia! Obrigado sobretudo porque enquanto viveu na terra revelou ao mundo sua natureza divina e pregou por três anos o evangelho. Ensinou-nos a boa nova, o plano salvífico do Pai. Cumpriu todas as profecias como o verdadeiro Messias anunciado. Sem nenhum pecado, como um cordeiro sem máculas – o cordeiro que foi morto desde a fundação do mundo (Apocalipse 13.8). Entregou-se ao sacrifício, foi torturado, humilhado, crucificado e morto. “Cristo foi feito pecado em nosso lugar” (2 Co 5.21). “Levou sobre si o pecado de todos nós” (Isaias 53.5 e 6). Venceu a morte, ressuscitou, nos dando a certeza de que também iremos ressuscitar, e nos enviou definitivamente o Espírito Santo para habitar no coração de todo aquele que crer. A obra do Espírito Santo é aplicar a obra do Filho no coração (mente, consciência) do homem. Jesus tornou-se o único mediador entre Deus e os homens. Portanto, pelo Espírito Santo temos livre acesso à presença de Deus.
3)   Disse Jesus: “... aquele que não nascer de novo não pode ver o Reino de Deus” e “aquele que não nascer da água e do espírito não pode entrar no Reino de Deus”. Portanto, para fazer parte do Reino de Deus é necessário uma transformação, uma mudança de direção, de sentido na vida. Arrependimento e renascimento espiritual. Como disse Deus em Ezequiel 36. 25 – 27: “Aspergirei água pura sobre vocês e ficarão puros; eu os purificarei de todas as suas impurezas e de todos os seus ídolos. Darei a vocês um coração novo e porei um espírito novo em vocês; tirarei de vocês o coração de pedra e lhes darei um coração de carne. Porei o meu Espírito em vocês e os levarei a agirem segundo os meus decretos e a obedecerem fielmente às minhas leis”.
Não importa como está sua vida hoje, Deus lhe oferece um novo começo. Você pode ter seus pecados perdoados, receber um novo coração de Deus e ter o Espírito Santo dentro de você. Aceita a promessa de Deus – estabeleça hoje uma aliança com Cristo.
CONCLUSÃO:
A verdade anunciada no evangelho, a “Boa Nova”, a nova aliança prometida por Deus desde a criação foi cumprida quando Jesus Cristo, sendo Deus, encarnou como homem. Embora puro, justo e sem pecado, assim como nós pecadores sentiu fome, frio, sede e dor. Para libertar a humanidade do pecado, cumprindo as escrituras, se entregou para ser sacrificado como o cordeiro de Deus. Foi preso, torturado, humilhado, crucificado, morto. Ressuscitou e vive para sempre.
Todo aquele que nele crê, por sua Graça alcança a salvação de sua alma e viverá eternamente na glória de Deus.
Se você disser com a sua boca: "Jesus é Senhor" e no seu coração crer que Deus ressuscitou Jesus, você será salvo. (Romanos 10. 9)
A salvação ocorre imediatamente, pela Graça de Deus, pois nossos pecados são limpos pelo sangue de Jesus assim que confiamos nEle pela fé. Depois de darmos o primeiro e decisivo passo o Espírito Santo, que passa a viver em nós, nos ensinará a vivermos no exemplo de Jesus.

Você que tem sentido o chamado de Cristo para a salvação não resista mais, pois você é um escolhido de Deus.
Vamos fazer um exercício?
Todos que crêem digam bem alto: Jesus é o Senhor! 
Agora todos que crêem que Jesus ressuscitou repitam comigo BEM ALTO E DO FUNDO DO CORAÇÃO: eu creio/ que Jesus/ ressuscitou/ para nossa salvação!

ALELUIA!

Que assim seja em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo.

AMÉM!

Nenhum comentário:

Postar um comentário