TEMPLO

TEMPLO
LOCALIZADA no Corredor da Barrinha de Mutamba, nº 300 - E-MAIL - ibrfeicapui@gmail.com

segunda-feira, 2 de janeiro de 2012

CULTO PARTICIPATIVO 01 / 01 / 2012 MENSAGEM

IGREJA BATISTA REGULAR DA FÉ ICAPUÍ – CULTO PARTICIPATIVO 1º DE JANEIRO DE 2012
MENSAGEM PROFERIDA POR IRMÃO AUGUSTO (GUTO)
Domingo passado refletimos sobre a natureza de Deus e o Seu plano salvífico para a humanidade, colocado a efeito com o nascimento, ministério, morte e ressurreição de Cristo.
Hoje propomos uma meditação sobre a natureza do homem e a glória de Deus.
I - Texto Bíblico – Salmos 8.
Senhor, Senhor nosso, como é majestoso o teu nome em toda a terra! Tu, cuja glória é cantada nos céus.
Dos lábios das crianças e dos recém nascidos firmaste o teu nome como fortaleza, por causa dos teus adversários, para silenciar o inimigo que busca vingança.
Quando contemplo os teus céus, obra dos teus dedos, a lua e as estrelas que ali firmaste,
pergunto: Que é o homem, para que com ele te importes? E o filho do homem, para que com ele te preocupes?
Tu o fizeste um pouco menor do que os seres celestiais e o coroaste de glória e de honra.
Tu o fizeste dominar sobre as obras das tuas mãos; sob os seus pés tudo puseste:
todos os rebanhos e manadas, e até os animais selvagens,
as aves do céu, os peixes do mar e tudo o que percorre as veredas dos mares.
Senhor, Senhor nosso, como é majestoso o teu nome em toda a terra!

Que Deus nos abençoe e nos dê o exato entendimento em nossas mentes e nossos corações desta porção de sua palavra lida.

II - Introdução – “Que é o homem?” (Salmos 8). Tantas respostas diferentes são dadas: desde um ser evoluído de outros seres mais primitivos até, pasmem, cruzamento entre animais terráqueos e seres extraterrestres; Alguns consideram o homem um ser igual a qualquer outro animal, outros até um ser exatamente igual a Deus. Certamente Hitler quando assassinou seis milhões de judeus não considerava todos os homens iguais por serem imagem e semelhança de Deus!
Quem somos? De onde viemos? Para onde vamos ou estamos indo?
Responder à primeira pergunta tornará as demais possíveis de serem também respondidas. Inicialmente coube à religião responder a essas perguntas. Depois veio a ciência proclamando-se como a única capaz de respondê-las. A partir de então muitas teorias passam a entrar em conflitos – são escritos inúmeros livros de caráter filosófico, científico e religioso para propagar as idéias específicas de cada visão.
Em meados do século 19, ou seja, por volta dos anos 1850, Darwin propõe a “teoria da evolução das espécies”. Segundo ele a origem de uma espécie estava em outra menos evoluída. Os mais aptos, os mais fortes sobreviveriam e passados milhões de anos iriam sofrendo mudanças em sua natureza, evoluindo e assim constituindo novas espécies. Quem não ouviu falar que o homem é uma evolução do macaco? Essa teoria é amplamente ensinada nas escolas e propagada pelos meios de comunicação e tenta passar uma falsa idéia de que seja uma questão fechada, definitivamente resolvida, mesmo sendo impossível comprová-la em laboratório. Desde que foi lançada impacta não só a ciência, mas também a filosofia e a religião. A se considerar verdadeiras essas idéias a luta passa a ser a maior virtude, a fraqueza o principal defeito; bom é aquilo que vence, mau o que fracassa. Assim a moralidade cristã, exaltando a misericórdia, a humildade, o altruísmo, o amor passaria a ser considerada fraqueza.
Para nós , no entanto, nossa fonte não mudou. As Escrituras Sagradas, devidamente interpretadas, são suficientes para satisfazer o anseio intelectual por essas respostas. Não podemos aceitar que o simples status de “científico” sobre uma teoria nos obrigue a ignorar as óbvias colocações da Bíblia. Claro que a ciência – a biologia, a psicologia, a sociologia, a antropologia possuem seu valor na procura de um entendimento sobre o homem. Não exprimem, no entanto, a mente de Deus, mas são apenas tentativas do próprio homem entender a si mesmo e ao seu semelhante. Somente uma revelação de Deus e não a razão pode nos ajudar nesta questão tão séria e importante que é definir o que é o homem.
III - Tema: Fomos criados para a glória de Deus. Como Dar Glória a Deus?
1) “Fomos criados” – Em Gênesis 1.26 e 27 lemos: Então  disse Deus: “Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança. Domine ele sobre os peixes do mar, sobre as aves do céu, sobre os grandes animais de toda a terra e sobre todos os pequenos animais que se movem rente ao chão”.  Criou Deus o homem à sua imagem, à imagem de Deus o criou; homem e mulher os criou.
Estes versículos revelam um pouco do que é o homem, sua natureza e origem. As Escrituras prosseguem traçando inúmeras características, nos dando uma base segura para a compreensão dos propósitos divinos. Por exemplo: Somente sobre o homem Deus soprou o fôlego da vida (Gênesis 2.7) nos adicionando uma natureza espiritual e assim nos capacitando a estabelecer um relacionamento com Ele. O homem foi criado pela vontade de Deus. Portanto, a vida não é um acaso e menos ainda o homem. Criado à imagem e semelhança de Deus o homem apresenta características que o coloca muito acima dos animais.
2) “Para a Glória de Deus” – Em Isaias 43.7 encontramos: todo o que é chamado pelo meu nome, a quem criei para a minha glória, a quem formei e fiz. Na carta de Paulo aos Romanos, 11.36 lemos: Pois dele, por ele e para ele são todas as coisas. A ele seja a glória para sempre! Amém. Podemos ainda citar, com a característica linguagem poética, o salmo 19.1 Os céus declaram a glória de Deus; o firmamento proclama a obra das suas mãos. Bem como Apocalipse 4.11 “Tu, Senhor e Deus nosso, és digno de receber a glória, a honra e o poder, porque criaste todas as coisas, e por tua vontade elas existem e foram criadas”.
3) Como Dar Glória A Deus? Vamos citar cinco formas:
1)   Damos Glória a Deus ao adorá-lo. É o nosso primeiro dever para com Deus. Ele deseja que nossa adoração seja motivada por amor, agradecimento, e alegria. Adorar é um estilo de vida que implica em amá-lo e nos doar para sermos usados em Seus propósitos.
2)   Damos Glória a Deus ao amar outros crentes. Quando nascemos de novo nos tornamos parte da família de Deus. Seguir a Cristo é mais do que acreditar, mas pertencer e aprender a amar a família de Deus. É nossa responsabilidade aprender a amar como Deus ama.
3)   Damos Glória a Deus ao nos tornarmos como Cristo. Depois que nascemos na família de Deus é necessário que prossigamos crescendo até a maturidade espiritual. Ou seja, que imitemos a Cristo na Sua forma de pensar, sentir e agir. Paulo assim escreve em 2 Coríntios 3. 16-18: Mas quando alguém se converte ao Senhor, o véu é retirado. Ora, o Senhor é o Espírito e, onde está o Espírito do Senhor, ali há liberdade. E todos nós, que com a face descoberta contemplamos a glória do Senhor, segundo a sua imagem estamos sendo transformados com glória cada vez maior, a qual vem do Senhor, que é o Espírito.
4)   Damos Glória a Deus servindo a outras pessoas com nossos dons – cada um de nós foi planejado por Deus com talentos, dons, capacidades e habilidades, não para os utilizarmos de forma egoísta, mas para beneficiarmos outras pessoas. Vamos conferir na Palavra de Deus e 1 Pedro 4.10 Cada um exerça o dom que recebeu para servir os outros, administrando fielmente a graça de Deus em suas múltiplas formas.
5)   Damos Glória a Deus falando dEle às outras pessoas – Uma vez que tenhamos conhecido a verdade Deus espera que a partilhemos com os outros. É para nós um grande privilégio apresentar Jesus a todas as pessoas ajudando-as a preparar seu destino eterno. Como é realçado em 2 Coríntios 4.15 Tudo isso é para o bem de vocês, para que a graça, que está alcançando um número cada vez maior de pessoas, faça que transbordem as ações de graças para a glória de Deus.  
IV – Conclusão – Neste exato momento Deus o está convidando a viver para sua Glória, cumprindo os propósitos que Ele estabeleceu para você. Essa é realmente a única forma de viver. Todo o resto é apenas existir. Tudo que você precisa é acreditar e receber. Creia que Deus o (a) ama e que o (a) criou para seus propósitos. Creia que você não nasceu por acaso, mas que foi feito(a) para ser eterno(a) e que Deus o(a) escolheu não para ter uma religião, mas para ter um relacionamento com Jesus, o qual morreu na cruz por cada um de nós. Creia que Deus quer te perdoar a despeito de qualquer ação passada.
Então receba Jesus como seu Senhor e Salvador. Receba o perdão pelos pecados e o Espírito Santo que lhe ensinará e dará poder para viver no exemplo de Jesus Cristo. João 3.34-36 Pois aquele que Deus enviou fala as palavras de Deus, porque ele dá o Espírito sem limitações. O Pai ama o Filho e entregou tudo em suas mãos. Quem crê no Filho tem a vida eterna; já quem rejeita o Filho não verá a vida, mas a ira de Deus permanece sobre ele.  
Portanto você que sente o chamado de Jesus, feche seus olhos e repita comigo esta simples oração: Senhor Deus / nosso Pai Celestial / eu creio em Jesus / e o recebo / como meu Senhor / e meu Salvador. Recebo agradecido o perdão de meus pecados / e o Espírito Santo / para habitar em meu coração / e me ensinar a viver / no exemplo de Cristo. AMÉM!
Se você fez esta oração com sinceridade, meus parabéns! Bem vindo à família de Deus!
Vamos orar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário