TEMPLO

TEMPLO
LOCALIZADA no Corredor da Barrinha de Mutamba, nº 300 - E-MAIL - ibrfeicapui@gmail.com

segunda-feira, 12 de agosto de 2013








PREGAÇÃO DIA DOS PAIS – 11/08/2013.
TEMA: UM PAI SE MARAVILHA COM JESUS
TEXTO BÍBLICO: LUCAS 8.40-55

I – INTRODUÇÃO
O texto narra uma passagem em que Jesus é procurado por um dirigente, um líder da Sinagoga (Templo), de nome Jairo. Uma cena incomum para a época ver um respeitado líder de Sinagoga se atirar aos pés de um pregador itinerante e, suplicar pela presença de Jesus, porque sua filha estava muito doente.
Lemos no texto Bíblico um Encontro especial, no meio de vários encontros. Naquele lugar, naquele momento, se encontrava uma multidão. Uma multidão composta de pessoas, indivíduos, poderia ser eu, vocês... Todos encontravam-se com ... JESUS!
Vimos que Jesus honrou a fé demonstrada por Jairo. E seu poder curou aquela senhora que somente tocou na barra do seu manto... Aos pés de Jesus. Quantos naquela multidão, que estavam buscando a presença de Jesus foram curados físicamente, mentalmente, espiritualmente? A Bíblia fala de alguns, mas se refere também a uma multidão que o comprimia.

Nesta noite, em primeiro lugar, vamos falar de Jesus. E depois, por ser hoje o dia dos pais, vamos destacar um pai naquela multidão. Vamos falar de Jairo.

1) Em primeiro lugar, portanto vamos falar de Jesus. O próprio Deus, Senhor de toda a Glória, criador de todas as coisas, que se fez homem para executar seu plano de salvação da humanidade – O MESSIAS. “Ele era conhecido em sua época como Jesus de Nazaré. Trabalhou como carpinteiro a maior parte de sua vida adulta. Entretanto, Ele foi tão extraordinário! pela forma como viveu e pela influência que exerceu sobre a humanidade, que a palavra ‘extraordinário’ não consegue caracterizá-lo. Ninguém deu uma contribuição tão grande à história do mundo como Jesus. Nem reis, imperadores, cientistas, educadores ou líderes militares. A história está repleta de grandes nomes como Salomão, Davi, Hamurabi, Ciro, Alexandre o Grande, César, Gêngis Khan, Joana Darc, Napoleão Bonaparte, George Washington, Isaac Newton,… a lista continua infinitamente. Mas ninguém se aproxima de Jesus Cristo em sua influência sobre a humanidade”.
Isso porque o próprio Deus se fez homem para se oferecer em sacrifício definitivo, derramando seu sangue puro na Cruz do Calvário, para lavar o pecado da humanidade e permitir que todo aquele que verdadeiramente n’Ele crê passe a condição de filho de Deus e se reconcilie com o PAI, garantindo sua morada celestial. Jesus Cristo, nosso Deus, nosso Pai, nosso Salvador!

2) Em segundo lugar vamos destacar um pai naquela multidão e analisar a sua situação.
Vamos falar de Jairo. A Bíblia o identifica. Um Homem comum, embora ocupante de cargo importante, que naquele momento estava frágil, impotente, inseguro, limitado, (…) Naquele momento se dava conta de que não era um super-pai com super-poderes.  O versículo 41 continua a nos dizer sobre Jairo e assim ficamos sabendo que era Religioso. Um dirigente. Preocupado com as realidades eternas, uma pessoa que considerava as dimensões verticais da existência.
Estava vivendo um enorme drama familiar. Estava na iminência de perder sua filha o que certamente resultaria em outras perdas: alegria, encanto, afeto, ternura, amizade, solidariedade, vitalidade…
Mas, soube demonstrar imensas virtudes – por exemplo, a humildade.
Aos pés de Jesus os papeis relativos a Jairo e a Jesus são bem definidos: Jairo, que na sinagoga exercia funções de chefia, vê-se apenas como um servo diante do Senhor.
Vale notar que Jairo não suplicou diretamente pela cura de sua filha, mas pela presença de Jesus em sua casa (v.41), pois sabia que a presença de Jesus é que seria a garantia de livramento, vitória, transformação, poder e milagre...

Vale Comentar aqui que Infelizmente, muitos pais hoje estão muito distantes dos pés de Jesus. Sempre muito ocupados... preocupados com as questões materiais, falta tempo para Deus.
Deus confere aos pais cristãos uma responsabilidade sacerdotal intransferível: a de promover a presença de Jesus em suas casas abrindo espaço para a leitura e reflexão do Evangelho, pelo diálogo aberto e informal sobre Jesus, pela oração, pelo acolhimento de pessoas comprometidas com Jesus, pela realização de cultos nos lares, pelo uso de literatura e filmes cristãos.

Já pensaram se no meio daquela multidão, Jairo se perdesse de Jesus enquanto Jesus caminhava?
A probabilidade de Jairo perder Jesus no meio da multidão era muito grande…

Existem muitos pais hoje que estão no meio da multidão à qual Jesus está, mas que não têm com Ele nenhum elo genuíno, sólido, radical, transformador e definitivo.

Nos versículos 43 a 48 Jairo viu: a grandeza do sofrimento (v. 43), a grandeza da confiança (v.44), a grandeza da percepção de Jesus (v. 45-46), a grandeza da fé (v.47-48) e, creio que assim sentiu-se tremendamente renovado na sua esperança de ver um milagre dentro da sua casa.

Derrepente um Desafio Interno. No v.49 vemos que (ler o versículo 49).
Irmãos, o discipulado com Jesus exige uma superação corajosa das pressões internas (Ler Lucas 14:26)

Mas, depois do desafio recebe o Estímulo das Palavras de Jesus  (ler o v. 50)
A Palavra de Jesus para Jairo veio como Palavra de Deus, soberana, amorosa, imutável, poderosa, viva.

Estejamos, pois abertos para receber a palavra de Deus.
Envolvidos nos grandes dramas familiares, precisamos de sensibilidade para ouvir e obedecer o encorajamento de Jesus: que disse: “não temas, crê somente….”

Em conseqüência ocorreu o milagre na família daquele pai. Lembrando que poderia ser eu, você...

O texto fala também da Incredulidade (ler os versículos 52-53)
Fé e incredulidade, dúvida, estão sempre juntas na caminhada da vida…

Mas, lá estava a Autoridade de Jesus (v. 54).
A autoridade de Jesus se manifestou através do toque e da Palavra.
Ainda hoje Ele opera em nós assim: pelo toque do Espírito Santo e pela Sua Palavra poderosa revelada no Evangelho.

Jesus é VIDA! Os sinais do milagre vieram em dois movimentos: do espírito e do corpo. (ler Versículo 55). Quando Jesus age, Ele nos alcança por completo.

III – CONCLUSÃO: 
“Os pais ficaram maravilhados…….” (v. 56) Tomara que essa palavra fale de forma significativa a cada pai aqui presente nesta noite. Que também fiquem maravilhados com a divindade de Jesus.

Para Jairo o poder de Jesus sobre a vida de sua filha evidenciou definitivamente e sem nenhuma dúvida que Ele era de fato Deus encarnado entre os homens.

Ficaram maravilhados com a influência poderosa direta de Jesus em sua casa. O que maravilhou Jairo foi experimentar de maneira pessoal, direta e profunda, em sua família, o extraordinário poder de Jesus.

Hoje, somos convocados a vivenciar esta fé sincera em Cristo, confiando que Ele quer entrar em nossos lares para eliminar com Seu incomparável poder todos os sinais de morte promovidos pelo inimigo da humanidade!

CONVIDO A TODOS QUE FAÇAM UMA AUTO-AVALIAÇÃO:
1. Quanto tempo, diariamente, você tem ficado “aos pés de Jesus”?
2. Quais têm sido, concretamente, os esforços que você tem feito no sentido de viabilizar a presença de Jesus em sua casa?
3. Quais são hoje em sua família os obstáculos que têm impedido a ação poderosa de Jesus?
4. O que você fará de maneira prática para superar estes obstáculos?
5. Quais são as situações específicas de sua casa que você quer ver Jesus exercendo autoridade de transformação pelo toque do Espírito Santo e pela Sua Sagrada Palavra?

IV APELO
E, por último pergunto: Nesta noite alguém que ouviu e entendeu a mensagem gostaria de se decidir por buscar a presença de Jesus em sua vida, em sua família?


HINO: A Última Hora (Cantor Cristão nº259).

Nenhum comentário:

Postar um comentário