TEMPLO

TEMPLO
LOCALIZADA no Corredor da Barrinha de Mutamba, nº 300 - E-MAIL - ibrfeicapui@gmail.com

segunda-feira, 12 de agosto de 2013

IBRFÉ ICAPUÍ PREGAÇÃO EM 21 DE JULHO DE 2013.
TEMA: Com Jesus, Voltando Pelo Caminho De Emaús. Ou... Sendo Levado, Pelos Problemas, Para Emaús...
 TEXTO BÍBLICO: Lucas 24.13-35

I – Introdução –
Esta é uma das passagens mais lindas e comoventes envolvendo Cristo após a ressurreição. Dois caminhantes na estrada de Emaús, que liga a cidade de Jerusalém a esta pequena aldeia, num percurso aproximado de 12 km – como daqui à Barrinha de Manibú, mais ou menos.
Jesus se coloca no caminho com os discípulos trazendo para eles um novo alento e para nós a oportunidade de uma importante aprendizagem.
Aqueles discípulos, pelo estado que são descritos estavam, por assim dizer, cheios de problemas. “Deu tudo errado... morreu... três dias... Nada. E agora...?
Ter problemas é um grande problema! Quando um é resolvido, sempre aparecem outros. Aprendendo com a vida e, principalmente com a Palavra de Deus tenho procurado transformar os problemas em desafios.
Problemas geram ansiedade, incredulidade, sugam nossas forças e energias, tiram o bom humor, afetam nosso corpo, trazem angústia para a nossa Alma.
Portanto, irmãs e irmãos, não é bom, ficar fixados em problemas!
Já os desafios nos provocam, nos impelem a buscar ajuda em Deus, geram energia, coragem e nos remetem para o enfrentamento, para a resolução.
Esta é uma lição que podemos tirar deste relato sobre o que ocorreu no caminho de Emaús. Nada considerar problema, mas, desafio!

II – Desenvolvimento –
Para avançarmos na reflexão desta noite, vamos iniciar destacando que aqueles discípulos, enquanto caminhavam para Emaús, se deixavam levar pelos problemas, (...) assim como todos nós fazemos muitas vezes. Podemos, portanto refletir com base no texto lido sobre quatro conseqüências de:

Quem se deixa levar por problemas...

1) Perde a consciência da presença de Jesus (15-16; 18-21).
Jesus morreu, e aqueles discípulos viram seus planos frustrados, não viam mais perspectivas, estavam tristes e se sentiam derrotados.
Quando estamos preocupados com nossos problemas, sempre fixamos nossa atenção neles; parece que ficamos numa roda sem soluções, num círculo vicioso, ficando assim cada vez mais frustrados.
Muitas vezes achamos que Jesus não está perto de nós.
Entra uma desconfiança no coração, porque não percebe a presença de Jesus.
E porque perdeu a paz, começa a perder a certeza sobre a pessoa de Jesus.
Jesus viveu por três anos ensinando e mostrando quem Ele era: O Filho de Deus, o Deus que se fez homem. João nos diz que Jesus fez muitos sinais para que pudessem crer que Jesus é o Filho de Deus e recebessem a vida eterna (João 20.30,31). No entanto, os discípulos de Emaús O viram apenas como varão profeta. Jesus não é um simples profeta, é Emanuel, Deus conosco! Eles estavam equivocados a respeito de Jesus, o Messias. Erraram por não compreenderem as Escrituras! E uma visão errada acerca de Sua pessoa os levou a uma visão errada de sua obra. Esperavam um libertador político.
Não é um pouco assim também em nossos dias?
Muitos vêem Deus como alguém simplesmente para resolver os problemas, nos ajudar a superar nossas dificuldades, curar nossas enfermidades. Não O vêm como Ele é – O Salvador, O Senhor, O Deus encarnado, Aquele que morreu na cruz para religar o pecador com o Seu Criador, para nos dar o perdão! E outros tantos, por desconhecerem as Escrituras descrêem dos fatos ou não compreendem o significado da ressurreição.

Quem se deixa levar por problemas...

2) Perde a Paz, pela pressão das circunstâncias (17).
Quando achamos que Jesus não está por perto para nos ajudar perdemos a paz.
Nosso rosto se abate, entra a tristeza.
No caminho de Emaús encontramos discípulos entristecidos e frustrados. Quando Jesus se coloca a caminho na estrada com os discípulos, logo os interroga: "Que é isso que os preocupa e de que ides tratando a medida que caminhais?" Então, lemos: "Eles pararam entristecidos" (v. 17). A primeira observação a fazer é que Emaús é um lugar de tristeza. E esta tristeza revela a frustração daqueles homens: esperávamo que fosse Ele quem havia de redimir a Israel. O judeus estavam subjugados pelos romanos e havia uma grande expectativa que Jesus os libertasse. Mas Ele morreu! Parece que Deus falhou. Nada mudou! Ainda continuavam sob o domínio de Roma. Sim, Emaús é um caminho de tristeza e decepção. Quem de nós já não trilhou por ele? Quem aqui não caminhou por Emaús? Com tristeza e dor, com frustração e decepção? Nem sempre as coisas saem do jeito que planejamos e menos que sonhamos. E, assim, a tristeza nos invade e somos tomados pelo desânimo. E, muitas vezes, isso nos provoca mágoas e revolta.

Quem se deixa levar por problemas...

3) Perde a sensibilidade no ouvir os testemunhos (22-24)
Outras pessoas falaram sobre a ressurreição, mas eles não acreditaram.
Muitas pessoas têm testemunhado daquilo que Jesus tem feito na vida delas, e nem sempre achamos que Jesus vai fazer na nossa.
No caminho de Emaús encontramos o Cristo ressuscitado. Somos informados que enquanto caminhavam, discutindo a respeito de todas as coisas acontecidas "o próprio Jesus se aproximou e ia com eles". Apesar da tristeza, frustração e da incredulidade dos discípulos, Jesus chega e caminha com eles. O Cristo ressuscitado se faz presente, transformando a tristeza em alegria, a decepção em vitória! A Sua presença aponta-nos para a veracidade das Escrituras, pois tudo o que os profetas falaram sobre o Messias se cumpriu. Jesus venceu a morte!
A vida está em Jesus e Ele nos dá graciosamente. Ele mesmo afirmou: "Eu vim para que tenham vida". Não há motivo para pranto, dor e frustração, Cristo já ressuscitou!

Quem se deixa levar por problemas...

4) Perde o entusiasmo pela Palavra (25-27)
Era o próprio Jesus que estava falando, mas naquele momento, eles não o reconheciam. Jesus falou sobre tudo o que a Palavra – desde os tempos de Moisés até Malaquias, dizia sobre Ele, mas eles não o reconheceram.
Dia da Ressurreição de Cristo. Um grande dia de vitória. Nunca houve outro igual. Devemos lembrar Seu nascimento humilde, Sua vida compassiva, o quanto foi, é e sempre será acessível. Lembrar o quanto sofreu e que sem qualquer culpa nada disse em seu favor no julgamento até a brutal crucificação. E agora..., caminha com os homens, se preocupa com os homens e age, transformando o coração e a mente do homem.
Entendemos que Cristo ao aparecer com seu corpo espiritual, ilimitado no tempo e no espaço, ao mesmo tempo corpo possível de ser visto, ouvido, tocado nele como Tomé para crer para abraçar entusiasmado como os apóstolos e tantos outros irmãos, citados nas Escrituras, além de anônimos, e com certeza tão importantes, fundadores da Igreja Primitiva. Um corpo físico, mas capaz de conversar, de forma presente, no mesmo dia, com Maria, os apóstolos em Jerusalém, quando todos estavam trancados juntos, certamente com muito medo diante dos fatos. Nos desafia a proclamar o significado profundo que o túmulo vazio tem. Nos desafia a viver coerente com a doutrina da ressurreição. Nos desafia a uma nova vida. Uma vida ressuscitada e uma mente transformada.

III – Conclusão –
Duas atitudes a tomar para gerar uma mudança de vida:

1. Convidar Jesus para ficar sempre presente (29)
Dizer e demonstrar para Jesus o quanto é importante a presença d’Ele em nossa vida.
2. Convidar Jesus para guiar a comunhão (30)
Devemos convidar Jesus para nos guiar na comunhão que sempre, em primeiro lugar é a comunhão com Deus. A comunhão com os irmãos.
A combinação dessas duas atitudes irá gerar:

1) Restauração da consciência da presença de Cristo; Adoração (31)
Eles voltaram a perceber o verdadeiro Jesus, não um profeta, mas, o Filho de Deus, o Messias prometido, o Resgatador, o Libertador, o Santo de Deus.

2) Restabelecimento do ardor pela Palavra de Deus (32)
Eles perceberam que aquilo que estavam sentindo quando Jesus lhes anunciava a Palavra, ardia em seu coração, mas só ficaram conscientes deste valor quando pediram a Jesus para guiá-los na Comunhão.

3)Retomada do Caminho (33)
Eles voltaram para Jerusalém onde estavam os outros discípulos - Voltaram para somar, voltaram para estar juntos. Voltaram para arregaçar as mangas, voltaram para juntos servirem a Jesus.

4) Restauração do vigor no Testemunho (35)
Eles contaram o que aconteceu e como reconheceram Jesus.

Que esse encontro de Jesus com os discípulos no caminho de Emaús, seja como lição para alcançar os perdidos em preocupações, ansiedades, aflições e incredulidade.

IV – Apelo –
Hoje, quem é crente renove sua decisão como nos ensinou Jesus. Quem ainda não expressou essa decisão convide agora o Espírito Santo para ficar com você; Decida ter comunhão com Ele!
Hoje é um dia destinado pra você que ainda não tomou a decisão mais importante da vida, destinado a cada irmão aqui presente e a mim, inclusive, naturalmente.  A Escolha que devemos fazer quase a todo instante é o que Deus quer de nós: que convidemos Jesus para viver em nós. E Ele não rejeita  esse convite. Ele nunca diz: hoje não... não vou, não posso, hoje não... fica para outro dia.
Essa decisão ajuda a cada um reconhecer, avaliar melhor os desafios diante da vontade soberana de Deus.
Como resultado se...:
... Terá a restauração da consciência da presença de Cristo;
... Verá o restabelecimento do ardor pela Palavra de Deus;
... Terá a restauração do vigor no Testemunho;
... Retomará, enfim o caminho na direção certa.

Jesus se faz presente nos momentos mais difíceis de nossas vidas, para nos amparar, consolar, e afirmar que nem tudo está perdido, Ele ressuscitou!!!!
Os salvos ressuscitarão em corpo de glória. Nosso corpo abatido será transformado. Deus nos dará um novo nome (Apocalipse 3:12) e um corpo que não poderá ser corrompido (I Cor 15:35).



HINO DO CANTOR CRISTÃO Nº207 – MENSAGEM REAL; EM SEGUIDA MENSAGEIRO REAL.

Nenhum comentário:

Postar um comentário