TEMPLO

TEMPLO
LOCALIZADA no Corredor da Barrinha de Mutamba, nº 300 - E-MAIL - ibrfeicapui@gmail.com

segunda-feira, 12 de agosto de 2013

 PREGAÇÃO DIA 04/08/2013.
TEMA: Reflexão para o Povo de Deus
TEXTO: 2 Crônicas 7.14;
Leitura preliminar: 2 Crônicas 7.1-3; 11-22

INTRODUÇÃO
Como vimos por meio de toda a leitura da Palavra desta noite, o rei Salomão havia acabado de construir o templo ao Senhor Deus e experimentara uma visão extraordinária: A Glória de Deus invadiu o templo que fora construído.
Deus ama o templo e faz dele sua morada. É no templo que Ele manifesta a sua glória e realiza suas maravilhas.
O que não devemos esquecer é que nós somos templos vivos de Deus na terra, como podemos ver em 1 Cor 3.16. Este templo de tijolos é o lugar onde os ‘templos vivos’ se reúnem, para juntos, em um só espírito  glorificarmos a presença de Deus.
Salomão e o povo de Israel ficaram extasiados com a glória de Deus, todos se maravilharam. Todos comentavam: “Deus está conosco, Deus está conosco, todos os nossos inimigos serão derrotados!” Fizeram festa, regozijaram-se, comeram e beberam, e ficaram alegres por ter Deus se manifestado no meio deles.
Salomão foi dormir naquela noite, muito feliz, por ter visto  a alegria do povo e por ter contemplado a glória de Deus.
Mas, na mesma noite Deus apareceu a Salomão e lhe deu uma séria advertência, ¹para que pudesse conservar a presença d’Ele no templo e ²de como fazer para recuperar a glória de Deus quando o juízo  viesse sobre a vida de uma nação, ou de uma pessoa.
O que Deus queria ensinar a Salomão era sobre princípios espirituais. A glória de Deus não pode habitar no templo onde habita o pecado. Os dois são incompatíveis, antagônicos: pecado e presença do Espírito Santo não vivem juntos. Deus é Santo, o seu templo também deve ser santo.
Disse Deus a Salomão no versículo 13 “Se eu fechar os céus para que não chova, ou ordenar que os gafanhotos devorem o país, ou sobre o meu povo enviar uma praga.”  Vemos aqui o juízo, a disciplina de Deus que só acontece quando o povo está em pecado.

DESENVOLVIMENTO
O que temos que fazer para recuperarmos quando a glória  é perdida?
Vamos reler o versículo 14 “Se o meu povo, que se chama pelo meu nome, se humilhar, e orar, e me buscar, e se afastar dos seus maus caminhos, então dos céus eu ouvirei, perdoarei os seus pecados e sararei a sua terra”.
Este texto fala de um compromisso entre Deus e o seu povo. Uma espécie de pacto ou acordo entre duas partes, mas que dure para sempre.
Vejamos quatro lições que devemos saber e fazer para obtermos, ou recuperarmos, a presença e a glória de Deus:
1) O que devemos saber, em primeiro lugar é que somos o povo de Deus e carregamos o poderoso nome do Senhor Jesus.
A Igreja precisa conhecer a si mesma. Cada cristão deve saber qual o seu papel no Reino de Deus e exercer sua missão de sal da terra e luz do mundo.
E, a primeira coisa a fazer é se humilhar, tirar a soberba do coração, a arrogância ou seja, ter humildade para admitir os  pecados cometidos;

2) A segunda coisa a fazer é orar e suplicar por perdão a Deus pois a oração mostra a nossa total dependência D’ele. Somente Deus pode nos perdoar;

3) A terceira é buscá-lo continuamente, de todo o coração e alma o que significa priorizar Deus a frente de todos os nossos afazeres;

4)  A quarta atitude é se converter dos maus caminhos, ou seja, arrepender-se, mudar o comportamento e abandonar costumes, práticas e hábitos pecaminosos.

Em contrapartida, a promessa de Deus para aqueles que buscam seguir os princípios corretos são:
Ele ouve as orações: Ele sempre ouve, mas aqui significa que não só ouvirá mas atenderá nossas orações verdadeiras e em sua presença.
Ele perdoa: Ele perdoa nossos pecados quando perdoamos a quem nos ofende e quando nos arrependemos sinceramente. Sejam pecados individuais, de um grupo ou de uma nação.
Ele sara: Deus sara as doenças espirituais que tenhamos individualmente e as sociais e espirituais na Igreja, em nossa cidade, família e nação.

CONCLUSÃO
A glória da igreja é a presença de Deus, se perdemos a presença d’Ele por causa de pecados, perdemos tudo.
Moisés sabia disso. Vamos ler juntos, para concluir Êxodo 33.15: “Se não fores conosco não nos envies”... Leiamos outras versões...
Esta palavra, sobre a qual refletimos nesta noite é para a Igreja.
Se quisermos que Deus nos ouça, que Ele esteja presente em nossas vidas,  contemple nossas vidas com seu amor expresso em bençãos, e comece a fazer maravilhas em nosso meio, precisamos: ¹saber quem somos, ²saber quem Ele é, ³o que devemos fazer e o que Deus faz por nós.
AMÈM!

APELO
Alguém nesta noite deseja decidir-se por uma vida com a presença de Deus?
Alguém deseja reconciliar-se com Deus nesta noite?

Hino: O Poder do Sangue (Cantor Cristão nº 89; pg.5 do hinário)

Nenhum comentário:

Postar um comentário